Montanhismo em segurança; equipamento e conselhos

O montanhismo é o desporto de escalar montanhas.Considera-se que inclui passeio pela montanha, escalada, em que ambas as mãos são ocasionalmente utilizadas, e escalada em rocha ou gelo, em que a técnica e o material são indispensáveis.

Print Friendly, PDF & Email

O montanhismo é o desporto de escalar montanhas.Considera-se que inclui passeio pela montanha, escalada, em que ambas as mãos são ocasionalmente utilizadas, e escalada em rocha ou gelo, em que a técnica e o material são indispensáveis. Este conselhos aplicam-se a qualquer passeio em regiões isoladas.

montanhismo

Conselhos. Subsistem alguns riscos Imponderáveis numa escalada ou passeio através de uma região isolada ou agreste. Todavia, os preparativos podem reduzir consideravelmente as probabilidades de ocorrência de problemas.

  • Aprenda a usar o mapa e a bússola até saber orientar-se com segurança.
  • Antes de iniciar a viagem, informe parentes ou amigos sobre o seu Itinerário, a hora da partida, a hora provável da chegada e o número de pessoas do grupo. Aqueles poderão lançar o alarme se o grupo ficar retido. Nunca se aventure sozinho.
  • Informe-se sobre a previsão meteorológica e tenha sempre em conta as horas de luz para não ser surpreendido pela escuridão.
  • Converse sobre os seus planos com pessoas conhecedoras da região aonde pretende ir.
  • Vista roupa folgada adequada às condições climáticas.
  • Sobre a pele, use roupa que absorva a transpiração. Em geral, o algodão e a lã são melhores que as fibras artificiais, mas os tecidos sintéticos «térmicos» também são indicados. O algodão é bom nos climas quentes devido às suas propriedades dc absorção do suor, mas não é adequado para o tempo frio, pois leva muito tempo a secar.
  • Com tempo quente, vista calças leves. Com tempo fresco, é preferível vestir calças grossas de fazenda — bombazina ou tecido sintético especial — e meias altas. Não vista jeans, pois o tecido, quando molhado, perde as suas propriedades de retenção do calor.
  • Calce um ou dois pares de meias de lã. Absorvem o suor e almofadam os pés.
  • Aproximadamente metade das perdas de calor do corpo verificam-se pela cabeça e as mãos. Use barrete de lã e luvas para ajudar a conservá-lo se estiver frio.
  • Leve equipamento de sobrevivência
Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Lazer

Comentários

  • Adorei tudo o que vocês publicaram neste site, ajudou-me imenso e agradeço do fundo do coração por ter aprendido muito com isto, mas para a próxima tentem por mais pornografia para não se tornar tão secante. Abraço forte.

    Rogério Chico 7 de outubro de 2013 14:28 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *