Mergulho com aparelho autónomo

Este desporto tem vindo a expandir-se recentemente, e o aparelho autónomo de fornecimento de ar consiste numa ou mais garrafas de ar comprimido, num regulador de débito (détendeur) e num suporte fixo por meio de precintas às costas do mergulhador. O regulador fornece ar aos pulmões à pressão ambiente e o ar expirado sobe à superfície em bolhas. O período de tempo que se poderá ficar debaixo de água é determinado pela profundidade a que se está e pela capacidade da garrafa.

Por exemplo, um fornecimento dc ar que dure uma hora à superfície será suficiente apenas para um mergulho de meia hora a 6 m ou de 20 minutos a 8 m. Excepto em águas quentes e pouco profundas, é essencial usar um fato de neoprene para protecção contra o frio.

Se nunca mergulhou, é muito importante aprender as técnicas básicas e adquirir as noções de segurança essenciais. Em princípio, os requisitos necessários são: saber nadar bem, ter uma boa aptidão física e vontade.

Poderá ser aconselhado a fazer um exame médico, incluindo radiografias aó tórax, para ver se não tem problemas respiratórios ou cardíacos e se o ouvido médio e as fossas nasais poderão suportar as mudanças de pressão. Informe-se junto do Centro Português de Actividades Subaquáticas, em Lisboa (Rua do Alto do Duque, 45; tel. 61 69 61), que lhe poderá fornecer moradas de qualquer associação ou clube existentes na sua área de residência.

mergulho01

Segurança debaixo de água

Nunca mergulhe sozinho. Dois mergulhadores em conjunto são uma das garantias básicas de segurança, e ambos devem estar treinados nas técnicas de salvamento na água. Nunca entre na água sem primeiro ter verificado todo o seu equipamento. O pânico debaixo de água pode ser fatal, por isso mantenha-se calmo e respire sempre. Poderá ser conveniente usar um colete de salvação que possa ser insuflado por meio de uma pequena garrafa de ar comprimido em caso de emergência.

Precauções a tomar antes de mergulhar:

  • Informe-se sobre as marés, as correntes e perigos e regulamentos locais.
  • Evite as rotas marítimas, as bóias dos pescadores e as redes e áreas onde possa haver barcos a motor e esqui aquático. Escute e olhe à sua volta enquanto está à superfície.
  • Se mergulhar de um barco ou for por ele escoltado, ice a bandeira azul e branca (A) do Código Internacional de Sinais.
  • É conveniente que o barco que o escolta tenha um transmissor-receptor de VHE ou um telefone portátil com bastante alcance.
  • Siga um plano de mergulho preestabelecido. Se um mergulhador demorar muito a vir à superfície, procure imediatamente auxílio.
  • Em mar agitado, mantenha-se longe das rochas e das algas ou limos muito entrançados. Leve consigo uma faca numa bainha presa ao cinto para o caso de precisar de se libertar de algas ou de uma rede.
  • Se fizer pesca submarina, nunca aponte ou dispare o arpão directamente para baixo de si ou na direcção de outros mergulhadores. Em terra, nunca deixe ou guarde uma espingarda de caça submarina carregada.

Adicionar Comentário