como jogar o Jogo da Ferradura

O objectivo deste jogo é arremessar ferraduras com um lançamento baixo, tentando rodear com elas uma estaca ou pino de aproximadamente 40 cm. O pino deve ser espetado no chão com uma ligeira inclinação, de modo que a ponta fique cerca de 7 cm mais perto do lançador do que a base.

O jogo é geralmente disputado por dois jogadores individualmente ou por qualro jogadores em pares. Espetam-se na terra dois pinos dentro de quadrados marcados com giz. Cada jogador, na sua vez, lança duas ferraduras de uma das zonas de jogo para o pino colocado na zona oposta. Calcula-se a pontuação e os jogadores mudam de campo. Em jogo de pares, cada parceiro fica em extremos opostos.

Os jogos são disputados até 21 ou 50 pontos. Uma ferradura a rodear o pino vale 3 pontos, mas a marcação do jogador fica anulada se o adversário conseguir a mesma marca. Uma ferradura encostada ao pino vale 2 pontos, e se cair no chão ao lado do pino vale 1 ponto, desde que caia a menos de 15 cm daquele. Se nenhum dos jogadores acertar no pino, basta conseguir atirar duas ferraduras mais perto do pino do que uma ferradura do adversário para marcar 2 pontos. A táctica do jogo é fazer um lançamento que atire as ferraduras do adversário para longe do pino.


Adicionar Comentário