Como jogar ao jogo da corda

O jogo da corda é um desporto rural de origem remota no qual duas equipas puxam dos lados opostos de uma corda, disputando uma prova de força. A corda deve ter de 25 a 32 m de comprimento, conforme o número de elementos de cada equipa, e ser bastante grossa para não provocar esfoladelas e queimadura nas mãos.

Marque a corda no meio com fita adesiva vermelha, meça 4 m para cada lado e marque esses pontos com fita branca. Assinale no chão com um traço o centro do terreno. Quando a competição começar, o meio da corda deve estar directamente sobre o traço central do terreno. De cada lado, as mãos do primeiro membro de cada equipa devem estar atrás de uma marca de fita azul colocada a 5 m do meio da corda.

A corda é agarrada com ambas as mãos, de palmas para cima, e passa sob o braço direito de cada participante até ao último (geralmente o membro mais pesado da equipa), que pode segurar a corda por baixo de um braço e sobre o outro ombro, mas deve deixar a extremidade pender.

A prova começa a um sinal do árbitro e acaba quando uma equipa puxa a corda até que a marca branca do lado da equipa adversária transponha a linha marcada no terreno para o seu lado. A vitória de uma equipa em três provas põe termo à competição.


Adicionar Comentário