Dominó, como jogar este jogo tradicional tão popular

Os jogadores podem ser em número de dois a nove. Um jogo compõe-se de 28 peças, ou pedras, divididas ao meio por uma linha. Cada uma das duas metades da pedra está em branco ou marcada com pontos (de 1 a 6). Sete dominós são duplos, ou seja as duas metades da pedra são iguais — tanto podem estar ambas em branco como apresentarem o mesmo número de pontos. As outras pedras apresentam combinações diferentes de valores (por exemplo, 6-5; 4-1; 3-0).

Há várias variantes do jogo, mas têm todas o mesmo objectivo: o jogador tem de se livrar de todas as suas pedras antes de os outros jogadores terem oportunidade de fazer o mesmo.

Início do jogo

Coloque todas as pedras na mesa, com a face marcada voltada para baixo, e baralhe-as até ficarem bem misturadas. Todos os jogadores retiram uma pedra para ver qual é o primeiro a jogar — quem tirar a pedra com o maior número de pontos faz a primeira jogada.

Pedras duplas

Quando um jogador põe na mesa uma pedra dupla — neste caso, um duplo 5 e um duplo 2 —. coloca-a atravessada em relação ao alinhamento das restantes pedras.

Dominó de blocos

É um jogo para dois jogadores. Cada um deles retira da mesa sete pedras e guarda-as de modo que o adversário não as veja, quer escondendo-as na mão, quer formando um murinho à sua frente. As restantes pedras ficam na mesa, voltadas para baixo, formando o monte.

O jogador que inicia o jogo coloca uma das suas pedras no meio da mesa, com a face marcada voltada para cima. O outro jogador continua o jogo, encostando a metade de uma das suas pedras á correspondente da pedra que está na mesa, e assim por diante. As pedras são colocadas numa enfiada, com excepção das duplas, que são dispostas da maneira indicada na gravura.

Quando um jogador não pode continuar, diz «Passo!» ou bate na mesa e deixa que o seu adversário continue a jogar até poder voltar a fazê-lo. O jogo acaba quando um dos jogadores pôs na mesa todas as suas pedras.

O jogador que perdeu conta os pontos de todas as pedras que lhe restam, e o número de pontos é a pontuação obtida pelo vencedor nesse jogo.

Quando nenhum dos dois jogadores pode continuar a jogar, contam os pontos das pedras que lhes restam e ganha quem tem menos pontos. A sua pontuação para esse jogo é igual à diferença entre as pontuações de ambos.

Geralmente, estipula-se que a partida acaba quando um jogador atinge 50 pontos. Após cada jogo, baralham-se novamente as pedras e os jogadores retiram mais sete pedras da mesa. O jogador que perdeu no jogo anterior é o primeiro a jogar.

domino


8 comentários

  1. eu 30 de Março de 2011
  2. Bruna Dias 24 de Abril de 2012
  3. Matheus Magalhães 28 de Outubro de 2012
  4. Kaique Mlk Zika 5 de Dezembro de 2012
  5. Aline Beatriz De Moraes Reis 29 de Janeiro de 2013
  6. Wanderson Gomes 19 de Fevereiro de 2013
  7. wanderson 19 de Fevereiro de 2013
  8. Dalton Capela Capela 11 de Março de 2013

Adicionar Comentário