Dicas para fazer sudoku

Não existe segredo para fazer Sudoku, apenas algumas dicas que revelamos logo a seguir.

Confira e torne-se um mestre no jogo.

Sudoku é jogado por milhões de pessoas ao redor do mundo, entrando para o hall dos mais populares quebra-cabeças de todos os tempos.

O que muitas pessoas não sabem é que o Sudoku não é japonês. Sim, por mais estranho que possa parecer, o jogo não foi criado no Japão, apesar de possuir nome japonês e estilo de pensar japonês.

Uma grande revista apurou recentemente que o inicio do Sudoku remonta ao século XVIII, quando um matemático da Suíça criou um jogo que era chamado de “quadrados latinos”.

No entanto, não foi essa a versão que conhecemos hoje. Outro inventor, nos Estados Unidos, já no século XX, criou a versão que conhecemos hoje do Sudoku.

Cinco anos depois do jogo sair nos Estados Unidos, ele chegou ao Japão. Na terra do sol nascente, o quebra-cabeças foi rebatizado, ganhando o nome que possui hoje. E em pouco tempo, virou febre no país.

Estima-se que os japoneses movimentem um mercado de Sudoku que imprime  mais de meio milhão de revistas por mês.

O sucesso do jogo no país se deu porque japoneses são pacientes, lógicos e, principalmente, porque as palavras cruzadas não funcionam por lá, já que a linguagem deles é com ideogramas.

Agora que você já sabe como o jogo surgiu, é hora de conferir as dicas para fazer Sudoku.

 

Dica número um para fazer Sudoku: complete os quadrados fáceis

O seu primeiro passo no jogo precisa ser o óbvio: complete os quadrados que não possuem outra alternativa.

A dica para fazer Sudoku aqui é buscar os quadrados que estão mais cheios. Por exemplo: se em um quadrado faltam apenas os número 2 e 9, você precisa apenas pensar em qual coluna ou fileira eles se encaixam.

 

Dica para fazer Sudoku número 2: não chute

Sudoku não é um jogo de sorte, e sim de raciocínio. Se você não tiver certeza da localização de um número, não o coloque ali.

Esse é um erro em que muitas pessoas caem, porque estão acostumadas com as palavras cruzadas, que mostram de maneira mais fácil quando erramos.

No entanto, apenas um número errado no Sudoku irá comprometer todo o resto, porque o seu raciocínio partirá de uma premissa errada.

Ou seja: a dica para fazer Sudoku é não se precipitar, ser paciente e pensar bastante.

 

Dica para fazer Sudoku número três: busque novas alternativas

Albert Einstein costumava dizer que é impossível resolver um problema estando no mesmo nível dele. Ou seja: você precisa enxergar a questão por outros ângulos para encontrar a solução.

Isso acontece com o Sudoku. Muitas pessoas ficam se batendo tentando resolver apenas uma pequena parte do quebra-cabeças, se esquecendo de que todo o restante pode ajudá-la.

A dica para fazer Sudoku aqui é não perder tempo demais em um quadrado. Se você não conseguiu encontrar a solução para ele, parta para outro quadrado, porque a solução das outras partes do Sudoku é que ajuda a completar o jogo por inteiro.

 

Preparado? Então é hora de colocar as dicas para fazer Sudoku em prática!


Adicionar Comentário