Aprender a desenhar pessoas, Desenho da figura humana

Desenhar a figura humana de corpo inteiro exige muita prática. Utilize um lápis HB, uma boa ferramenta de desenho para todos os fins cuja ponta se situa entre o rijo e o macio.

É essencial compreender as proporções do corpo. A maioria dos artistas utiliza a cabeça como unidade de medida; em geral, considera-se que uma figura de pé tem entre sete e oito vezes o comprimento da cabeça; o tronco mede, em altura, cerca de três cabeças, e a coxa e a perna medem, cada uma, duas cabeças; os cotovelos encontram-se a cerca de três comprimentos de cabeça, contados a partir do cimo desta. Cada parte do corpo pode ser representada por figuras geométricas; uma oval para a cabeça; um rectângulo para o tronco; cilindros para os braços e antebraços, coxas e pernas; quadrados para as mãos, e triângulos ou cunhas para os pés. Dentro destas formas geométricas, trace linhas de guia verticais e horizontais para localizar as características, como, por exemplo, olhos, nariz e boca no rosto; ombros, mamilos e umbigo.

desenho-figura-humana

Comece então a arredondar as formas com curvas para esboçar a forma verda­deira e defina os contornos por meio de sombreados.

Depois de acabar a seu gosto o dese­nho de cada parte do corpo, tente ligá-las numa figura de corpo inteiro. Comece com a figura de pé, vista de frente, depois tente outras poses, como, por exemplo, de joelhos, sentada ou agachada e vista de costas, de lado e a três quartos. Procure os alinhamentos entre as várias partes — numa vista de frente, os ombros alinham com as ancas, o cotovelo com a cintura, o queixo com a linha central do tronco. Mudando-se a pose, também mudam os pontos de alinhamento.


10 comentários

  1. DJ_gatinha 22 de Novembro de 2010
  2. patricia oliveira costa 20 de Setembro de 2012
  3. Rejane 20 de Setembro de 2012
  4. Joao Batisa Vieira Ramos 2 de Novembro de 2012
  5. Silvia Simone Lopes Andrade 3 de Novembro de 2012
  6. karoline 28 de Maio de 2013
    • karoline 28 de Maio de 2013
  7. Cristina Fiore 20 de Setembro de 2013
  8. amanda 26 de Setembro de 2013
  9. Nelson Braga nhone 29 de Julho de 2016

Adicionar Comentário