Cata-vento, instrumento simples para um jovem construir..

Um ponteiro giratório que indique a direcção de onde sopra o vento pode ser feito com bugigangas existentes em casa ou na oficina de um curioso.

Materiais necessários para fazer um Cata-vento

Um pau de vassoura ou um taco de 3,5 cm de diâmetro; uma bola de madeira com cerca de 2,5 cm de diâmetro; dois cabides de arame; uma peça de madeira aplainada de 5×2,5 cm de secção e cerca de 50cm de comprimento; uma peça de contraplacado de 3 mm de espessura e com uma secção de cerca de 30×40 cm; um prego redondo galvanizado de 12,5-15 cm; alguns pregos de 19 mm e um produto para protecção da madeira. Não use cartão prensado, pois enrugaria com a humidade.

Como fazer o ponteiro do Cata-vento

Meça e trace dois triângulos equiláteros no contraplacado para a cabeça e a parte de trás do ponteiro em forma de seta. Faça o pedaço para a traseira com cerca de 30 cm de lado e o da cabeça com cerca de 20 cm de lado. Corte-os com um serrote. 

Prenda a peça de madeira aplainada num torno e faça um furo no centro para o prego. É provável que precise de uma broca de 8 mm. Alise com lixa todas as irregularidades da madeira e embeba o contraplacado e a madeira aplainada num produto para protecção desta antes de proceder à montagem.

Trace as mediatrizes de cada um dos triângulos e, numa das faces da peça de madeira, a linha central longitudinal. Coloque a peça da cabeça e a de trás em cada uma das extremidades da peça de madeira, com os centros em linha, de modo a formar uma seta. Faça que a cabeça ultrapasse em cerca de 7,5 cm a frente da peça e a parte de trás em cerca de 10 cm.

Como fazer o suport do Cata-vento

Aguce uma das extremidades do pau de vassoura com uma faca afiada ou uma grossa, de modo que possa espetá-lo no chão. Corte a direito a outra extremidade e abra no centro um orifício para apontar o prego, faça-o ligeiramente menor do que o prego pára que fique bem ajustado.

Marque pontos para que os indicadores de arame fiquem perpendiculares entre si quando colocados no pau de vassoura. Coloque um a cerca dc 25 cm da extremidade de cima, de modo que o ponteiro não bata nele, e o outro cerca de 15 cm mais abaixo. Aponte os buracos com um prego antes de furar cada um deles através do pau, usando uma broca que dê um bom ajustamento para que os arames não oscilem. Aplique no pau de vassoura e na bola um produto para protecção da madeira.

Endireite o arame dos cabides com um alicate e corte-o de modo a obter duas partes com cerca de 85 cm de comprimento. Enfie os arames nos buracos do pau. Segure com firmeza a extremidade de uma parte do arame com um alicate, enquanto usa outro alicate para curvar 23 cm das pontas, de modo a obter um N e um S numa delas c um E e um W na outra.

Prenda o ponteiro ao pau de vassoura com o prego comprido, enfian-do-o nos buracos da haste e da bola e no buraco-guia antes de o martelar cuidadosamente até ficar por cima do topo da haste do ponteiro. Para tornar mais pesada a extremidade da cabeça para a equilibrar, use um pedaço de plasticina, por exemplo.


One Response

  1. Carlos Fidélis Gomes 5 de Novembro de 2013

Adicionar Comentário