Dietas, processos saudáveis de perder peso

Não há nenhuma dieta milagrosa que faça perder muito peso em poucos dias.

Print Friendly, PDF & Email

Não há nenhuma dieta milagrosa que faça perder muito peso em poucos dias. As dietas que anunciam esse resultado são, na melhor das hipóteses, ineficazes — recupera-se rapidamente o peso perdido assim que se retoma uma alimentação normal — ou, no pior dos casos, perigosas para a saúde, O mesmo se aplica aos medicamentos que reduzem o apetite ou acelerem o consumo energético do organismo. A maior parte dos médicos recusa-se a receitá-los, pois têm efeitos secundários perigosos. No entanto, o seu médico poderá aconselhar-lhe uma dieta e controlar os resultados da mesma.

A melhor maneira de perder peso com efeitos benéficos para a saúde consiste em adoptar uma alimentação equilibrada. Tem de fornecer ao seu organismo quantidades suficientes de hidratos de carbono, proteínas, gorduras e vitaminas para conservar a saúde; porém, se consumir menos calorias do que aquelas que o seu organismo despende na produção de energia, poderá perder peso.

Evite comer entre as refeições, mas tome-as a horas certas. Se saltar uma refeição, terá tanta fome quando voltar a comer que acabará por compensar a refeição que evitou. Sirva-se de quantidades moderadas — os alimentos sólidos ou líquidos, na maior parte, engordam se forem consumidos em excesso.

Coma muitas fibras vegetais. Contribuem para uma sensação de saciedade (e evitam os problemas de intestinos). Se comer um prato de um cereal integral ao pequeno-almoço. terá menos apetite à hora do almoço. Prefira pão integral e alimentos preparados com farinha integral, em vez de farinha branca. Os farelos, as batatas cozidas ou assadas com casca, o arroz e os legumes saciam o apetite e não engordam. Coma apenas a quantidade suficiente para não ficar com fome.

Reduza ao mínimo a quantidade de gordura consumida na alimentação. Pode fornecer ao seu organismo uma quantidade suficiente de vitaminas lipossolúveis essenciais consumindo apenas uma pequena porção diária de gorduras.

Prefira o leite desnatado ao leite gordo; evite pôr manteiga no pão. A gordura das batatas fritas ou assadas e a manteiga do pão podem triplicar o teor calórico desses alimentos. As saladas também só não engordam se não forem temperadas com maionese ou outro molho à base de óleo.

Reduza o mais possível o açúcar na sua dieta: o açúcar engorda, estraga os dentes e é desnecessário na alimentação. Pode consumir todos os hidratos de carbono de que necessita comendo batatas, arroz, pão integral e uma quantidade moderada de frutos frescos.

Opte pelas bebidas de baixo teor calórico, que não são adoçadas com açúcar. O álcool engorda: além disso, abre o apetite e torna-lhe assim mais difícil respeitar a sua dieta.

O exercício físico regular e uma alimentação bem concebida aumentarão o tónus muscular, evitando que os músculos se tornem flácidos, ao mesmo tempo que ajudam também a perder peso.

Mas não espere resultados rápidos. Se bem que a perda de peso possa ser inicialmente rápida, numa segunda fase torna-se mais lenta.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Saúde

Comentários

  • ora aqui esta um bom artigo! “Mas não espere resultados rápidos. Se bem que a perda de peso possa ser inicialmente rápida, numa segunda fase torna-se mais lenta.”

    João 26 de junho de 2010 0:44 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *