CAIXA DE MDF DECORADA COM TECIDO

Se sempre desejou saber como fazer lindas caixas decoradas, seja para si mesma, seja para oferecer ou mesmo vender, aproveite a oportunidade para aprender como fazer caixa de mdf decorada com tecido.

Não tema, pois estas caixas de mdf decoradas com tecidos são fáceis de fazer. Podem ser compradas vazias ou montadas com diversos itens a escolher, como sabonetes, toalhas, esponjas, brinquedos, porta caixas, aromatizadores ou sacos de cheiro.

De facto, forrar uma caixa de mdf com tecido tem-se tornado cada vez mais popular pelo bonito acabamento e variedade de possibilidades que existem.

Siga algumas dicas que aqui deixamos para poder fazer a sua caixa de mdf com tecido.

 

 

Dicas

Comece por ter tecido 100% algodão, pois caso o tecido seja parcialmente ou totalmente sintético, ele poderá manchar e descolar da caixa.

Depois, há que ter uma base branca. Da mesma forma que se pinta a peça de branco antes de colar um guardanapo, há que a pintar de branco para receber o tecido. Isso vai garantir que as cores do tecido não sejam alteradas pela cor do mdf. Além disso, vai precisar de cola branca. Não é necessário comprar nenhuma cola específica. A cola adequada para esta técnica é a cola branca de escola, que é barata e fácil de encontrar.

Vai também precisar de um rolo de espuma. Deverá aplicar a cola com um pincel e passar um rolinho de espuma para retirar o excesso da cola. Tenha cuidado, pois se aplicar demasiada cola poderá manchar o tecido.

Mas, para fazer uma caixa de mdf, também vai precisar de uma espátula. Isto porque, depois de passar a cola e tirar o excesso com o rolo, é necessário colar o tecido sobre a caixa de mdf. Passe a espátula própria para artesanato para que não fiquem bolhas de ar e o tecido fique perfeitamente esticado e aderido à peça. Saiba que uma espátula para artesanato (“espátula decoradora”) é mais macia e não irá desfiar o tecido.

O tecido que vai usar para as caixas de mdf decoradas com tecidos pode ser impermeabilizado com termolina leitosa, antes de ser recortado e colado na peça, para evitar que as bordas desfiem. A termolina também pode ser aplicada depois de ter colado o tecido na peça (para a impermeabilizar). Depois da termolina secar, poderá passar verniz acrílico ou laca à base de água.

Passo a passo

Vai precisar de:

  • caixas de mdf
  • tintas acrílicas branca e preta
  • tintas cintilantes Vénus e Ónix
  • gomaflex
  • tecidos de algodão
  • pincéis
  • rolo de espuma
  • lixa
  • tesoura

Como fazer:

Comece por pintar as laterais da caixa e tampa com a tinta branca e as outras partes com a tinta Vénus.

Em seguida, cole o tecido que escolheu nas laterais da caixa e, com o pincel, aplique a gomaflex. Cole o tecido na tampa, mas um tecido diferente do que tiver colado nas laterais. Faça o remate das laterais usando a tesoura e passando mais um pouco de gomaflex para impermeabilizar. Finalize sombreando todos os detalhes da caixa, usando tinta preta e um pincel. A sua caixa de mdf decorada com tecido tá pronta!


Adicionar Comentário