Caixa de costura feita com papel de paraná

Uma caixa de costura é algo que dá jeito em qualquer casa e onde quer que se esteja.

Para ter a sua própria caixa de costura feita com papel de paraná,  para oferecer a alguém ou mesmo para vender, basta seguir o processo que aqui vai encontrar.

Passo a passo

caixa-costuraPara fazer esta caixa vai precisar de:

  • uma folha de papel de paraná de espessura média

Como fazer:

Comece por cortar um quadrado de 28cm x 28 cm e risque de acordo com o desenho de uma caixa, onde cada lado terá três quadrados com respetivamente 9,5cm, 9cm e 9,5cm, ou seja, 28cm de cada lado.

Agora, corte de modo a que fique uma cruz e passe um estilete por cima do quadrado do meio, mas cuidado para não cortar, é só para poder dobrar. Faça o mesmo de todos os lados até conseguir a estrutura de uma caixa.

Chegou a altura de fazer o forro. Primeiro, forre a parte interna da caixa, o fundo apenas, com 1,5cm de sobras para os lados. Depois, vire a caixa e acabe na parte externa, deixando cerca de 0,5cm para fora.

Agora deverá cortar o tecido no formato de cruz com 1cm de sobra nas laterais e cole na parte de fora da caixa, e só depois deverá colar a sobra do tecido na parte interna. Com os quadrados que retirou da cruz, corte-os de forma a que formem um quadrado de 8,5cm x 8,5cm. Depois de cortados desta forma, cole o enchimento, plumante ou acrílico e encape. De seguida, deverá cortar um pedaço de elástico e colá-lo no centro da pequena almofada e, depois, colar nas abas da caixa.

A esta altura, a caixa de costura feita com papel de paraná já começa a ter uma forma minimamente definida. Para a cruz interna, deverá cortar umquadrado de 18cm x 18cm e fazer a cruz ao meio, de modo a que cada lado fique com: 7cm (quadrado), 4cm (meio retangulo) e 7cm (quadrado). Encape com a mesma técnica da cruz maior, parte interna primeiro e externa depois.

Agora, para as almofadinhas mais pequenas, corte retangulos de 6,5cm x 3,5cm e cole o plumante e encape com o tecido e, depois, cole na parte interna da cruz.

Caso pretenda que a caixa de costura feita em papel de paraná tenha um “copo” no centro, então corte um retangulo de 5,5cm x 14cm e divida-o em quatro partes de 3cm e a sobre com 2cm. Depois, passe o estilete nos riscos para fazer as dobras. Encape e dobre de forma a que se torne num copo quadrado e cole. A cruz mais pequena ficará no centro da cruz maior e, depois o copo, no meio da cruz menor.

Vai agora fazer a tampa da sua caixa de costura feita com papel de paraná. Assim, deverá cortar um quadrado com 15cm x 15cm e retirar os cantos do quadrado, que deverão ter 2,5cm x 2,5cm. Faça as dobras e encape como fez com a cruz grande. Para fechar as laterais, cole uma fita de cetim em redor, finalizando com um laço.


One Response

  1. Sueli Rodrigues 20 de Setembro de 2013

Adicionar Comentário