Linguagem dos gatos

Os cientistas já chegaram à conclusão de que os gatos desenvolveram um elaborado sistema de comunicação, com milhares de vocalizações para demonstrarem as suas próprias necessidades e desejos aos humanos.

Há que perceber toda a linguagem dos gatos, não apenas sobre como eles comunicam vocalmente, mas também como é possível comunicar com eles e fazer-se entender.

De facto, ao observarmos as ações do nosso gato enquanto ele mia, vai ser possível distinguir quais os miados que se associam a determinados pedidos ou mesmo determinados protestos.

Linguagem dos gatos

Na linguagem dos gatos, os miados curtos são como que um cumprimento padrão que têm, enquanto que um miado meio alto pode ser um pedido por algo como comida ou água. Mas os múltiplos miados transmitem animados cumprimentos. Por outro lado, um miado um pouco mais baixo que o meio alto é sinal de que o gato está a implorar por alguma coisa, como comida. Deve fica atento ao miado alto, pois o gato estará a mostrar raiva, dor ou medo.

No que toca ao ronronar, quando os gatos fazem os longos ronrons estão a exigir algo, ao passo que com um ronron meio alto, eles estão a reclamar de algo ou desgostosos com algo. Mas mesmo na linguagem dos gatos existe o tagarelar, em que eles ficam a bater os dentes repetidamente, que tanto podem estar animados ou frustados com algo.

Para quem se pergunta o que significa aquele som entre um miado e um ronron crescente, saiba que se chama ciciar e que é um amigável cumprimento, por exemplo, entre a mãe gata e os seus filhotes.

Em opostos estão o ronron e o silvo, pois enquanto que o primeiro é um ato de convite para um contacto mais próximo ou de atenção, o segundo é um sério sinal de agressão.

Uma vez que os gatos são mais “fluentes” em linguagem corporal, na linguagem dos gatos, certos gestos irão acompanhar vocalizações para reforçar a mensagem que querem passar. Por exemplo, a cauda. A cauda para cima com uma volta na ponta significa felicidade, ao passo que a cauda contraída é sinal de desânimo ou ansiedade.

Caso o seu gato esteja com as pupilas dilatadas, significa que está muito brincalhão e animado, mas tenha cuidado, pois também poderá ser sinal de agressividade.

Não se preocupe se o seu gato lhe der cabeçadas, pois isso é sinal de amizade e afeição, tal como as subtis arranhadelas, que também são sinal de diversão.

Na linguagem dos gatos, um sinal a que se deve estar alerta é se o pêlo na cauda ficar arrepiado, enquanto a cauda se dobra na forma de um N. Isto quer dizer que está extremamente agressivo. Por outro lado, o maior sinal de confiança que se pode esperar é o gato lamber o dono, pois está a considerar que somos parte da sua família.

De qualquer forma, também na linguagem dos gatos, eles estão sempre a aprender como comunicar connosco. Quanto mais comunicar com o seu gato, mais rápido ele vai aprender.

 

Linguagem dos gatos

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Animais · Gatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *