7 passos para elaborar um projeto

Se você já tentou realizar um projeto, sabe que nem sempre é fácil fazê-lo. Neste artigo, nós vamos ensinar-lhe a elaborar um grande projeto, passo a passo:

Como elaborar um projeto em 7 passos

projecto

  1. A primeira coisa a fazer é escolher o tema. Existem dois fatores principais que interferem diretamente na sua escolha do tema. Vamos dizer-lhe alguns dos aspetos que devem ser levados em conta nesta escolha do tema:
    • O gosto e o interesse pessoal pelo tema e pelo projeto. Sem dúvida alguma que para realizar um bom projeto, você precisa de ter um mínimo de prazer para realizar a atividade, assim o resultado final irá ser muito melhor. Por esse mesmo motivo, a escolha do tema depende diretamente do seu nível de gosto e interesse pessoal pelo projeto. Se você escolher um assunto que não gosta, o projeto e a pesquisa irá tornar-se secante.
    • O tempo disponível para realizar o projeto. Como é lógico, enquanto está na fase inicial da escolha do tema, você tem que ter sempre em consideração o tempo que tem disponível para fazer o projeto.
  2. O segundo passo é fazer o levantamento ou uma revisão de literatura. O Levantamento de Literatura é o local onde você pode obter os documentos para ver se o material que irá subsidiar o seu trabalho está disponível. Este levantamento pode ser feito ao pé das bibliotecas ou serviços de informações existentes na sua zona.
  3. O terceiro passo é pensar e arranjar o problema. Este fator é um dos mais importantes do projeto. Depois de você já ter definido o tema, agora tem que também pensar numa questão que pode ser respondida através de uma hipótese que poderá ser confirmada ou negada pelo projeto. O problema é quase sempre criado pelo próprio criador do projeto e tem que estar obrigatoriamente de alguma forma relacionado com o tema que você escolheu. Atualmente ainda não existe nenhuma regra concreta para se criar um problema, no entanto, os melhores autores afirmam que é melhor que ele seja expresso em forma de pergunta. No entanto, pelo menos eu, prefiro que ele seja escrito em forma de afirmação. Veja alguns exemplos:Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça.
    Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade.
  4. O quarto passo é desenvolver uma hipótese para o problema. No contexto do projeto, a hipótese é uma afirmação categórica que tem como objetivo responder ao problema levantado do projeto.
  5. O quinto passo é realizar uma justificativa. Este é sem dúvida um fator que não pode faltar no seu projeto, tal como o nome indica, este é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é importante e fundamental de ser efetivado. No entanto, você deverá ter algum cuidado ao fazê-lo, nunca tente justificar a hipótese levantada, tente sempre responder ao que vai ser pesquisado no projeto.
  6. O sexto passo o desenvolvimento dos objetivos. Tal como você sabe, o objetivo é um sinónimo de meta ou fim, e este fator irá determinar o que o autor quer atingir com a realização do projeto.
  7. O sétimo passo é fazer a metodologia. Neste espaço você terá que escrever uma explicação detalhada e rigorosa de toda a ação que foi desenvolvida no projeto.

Adicionar Comentário