Dicas para uma entrevista de trabalho

Preparar-se para uma entrevista de trabalho não precisa de ser uma tarefa difícil, nem no que toca a tomar conhecimento acerca da empresa onde vai ser entrevistado, pois praticamente todas as empresas têm os sites na internet.

Mas, tenha cuidado para não demonstrar que sabe em demasia. Antes aproveite para fazer perguntas sobre a empresa.

Aproveite várias dicas para uma entrevista de trabalho ser bem sucedida e consiga o emprego que quer.

 

anuncio-emprego

 

Dicas para conseguir o emprego

  • Comece por apontar num papel todas as perguntas que julga que o entrevistador que lhe poderá fazer. Em seguida, prepare algumas respostas, escrevendo-as por baixo das perguntas. Escrever as perguntas e as respostas vai ajudar a se recordar delas.
  • Uma das melhores dicas que se pode ter para uma entrevista de trabalho é a de que deve pensar nas suas fraquezas. Deverá estar preparado para que seja feita referência a uma área na qual a sua experiência apresenta falhas. Mesmo que isso não lhe seja perguntado, arranje forma de incluir isso na entrevista. E isto porque os entrevistadores não vão esperar que fale nos seus pontos fracos e, assim, irão apreciar a sua sinceridade, deixando-os impressionados. Mas não se esqueça de se assegurar de que as falhas que divulgar são facilmente remediadas.
  • Não deixe de se certificar de que o seu passado académico ou de trabalho sejam discutidos. Por isso, prepare-se para falar acerca de feitos específicos para melhor poder descrever o seu trabalho. Aproveite para explicar o que sentiu sobre um certo sucesso ou fracasso, pois sentimentos também acabam por importar.
  • Algo que deverá evitar é fazer perguntas que levem o entrevistador para qualquer tipo de compromisso, a não ser que esteja a ser entrevistado para um trabalho de vendas. O solicitar que o entrevistador fale sobre as pessoas que trabalham na empresa / equipa, com que frequência é que as pessoas progridem na organização ou até perguntar sobre uma data para haver decisão acerca do processo de seleção poderão ser boas perguntas a fazer.
  • Uma das dicas para entrevista de trabalho, que muitas vezes não se fala, é o uso de verbos na terceira pessoa, evitando o falar em “eu”. Ao invés de perguntar qual vai ser o seu salário mensal, pergunte qual é o valor aproximado para o cargo em questão.
  • Quando estiver a pesquisar sobre a empresa na internet, tente encontrar algo de positivo sobre ela, algo que ache que o entrevistador não só saberá responder, como ter a oportunidade de falar com orgulho.
  • Se por algum motivo o seu curriculum não tiver já incluída uma fotografia, certifique-se de que leva uma para a entrevista e mais uma para colocar no curriculum.
  • Para finalizar a nossa seleção de dicas para uma entrevista de trabalho, caso não conheça exatamente o local onde vai ter lugar a entrevista, tente sair, pelo menos, uma hora antes da marcada, para poder chegar a tempo, pois um atraso vai logo dar uma impressão negativa acerca de si. E não se esqueça do telemóvel, pois caso apanhe trânsito, poderá avisar o entrevistador do seu atraso.

Adicionar Comentário