Como poupar gás

Além do benefício para a carteira em termos de economia de gás, ao estar a tomar medidas para o fazer, também é extremamente positivo para o meio ambiente, pois está a reduzir a emissão de gases com efeito estufa.

Assim, se ainda não o faz, aprenda como poupar gás.

Dicas de poupança

  • poupar-gas1Comece com algo tão simples como o fogão. Ligue a boca do fogão que pretende usar apenas quando já tiver tudo pronto para o começar a fazer, pois todo o tempo quer perder e ir buscar ingredientes ou utensílios é gás que desperdiça.
  • A panela de pressão também é amiga desta tarefa de poupar gás, pelo que sempre que puder, cozinhe com ela. Uma panela de pressão necessita de muito menos gás para aquecer, além de que cozinha os alimentos muito mais rapidamente.
  • Algo a que deverá estar atento é a não encher em demasia as panelas com água, pois isso leva a mais tempo para ferver, ou seja, vai gastar mais gás. Quando a panela já estiver a ferver, lembre-se de reduzir a força da chama, pois uma chama grande não vai nem aumentar a temperatura nem acelerar a confeção da comida. Reduza o lume e verá como vai acabar por poupar gás.
  • Se não tem o hábito de cozinhar com as tampas, crie esse hábito. Deverá fazê-lo pois ao usar as tampas, vai estar a evitar que o calor se evapore e, por sua vez,  diminuir o tempo de cozedura, diminuindo também a quantidade de gás utilizado.
  • Se reparar que as chamas do fogão estão mais amareladas ou alaranjadas que azuis, pode ser que exista alguma obstrução nas passagens do ar ou mesmo do gás. Quer isto dizer que o gás está a ser queimado e desperdiçado.
  • Se tiver um esquentador ou caldeira, saiba que deverá desligá-los caso não os utilize por períodos de tempo longos, ou seja, aproveite para os desligar à noite quando se deita ou quando sai de casa de manhã. Além disto, aproveite o calor do Verão para diminuir a temperatura da água de ambos.
  • Se acabou de construir uma casa, a vai remodelar ou tiver adquirido uma em fase de construção, aproveite a oportunidade para colocar paredes duplas com isolamento térmico entre as paredes.
  • Se, por acaso, estiver a considerar entre uma lareira ou recuperador de calor, opte por este, uma vez que é três vezes mais eficiente.
  • No que toca ao aquecimento central, fique a saber que os mais económicos são os que têm caldeira a gás natural. Por outro lado, se tiver o hábito de o deixar ligado durante a noite ou durante o dia (para que quando chegar a casa esta já estar quentinha), opte por baixar a temperatura.
  • Por fim, para poupar gás utilize painéis solares. Optar pela sua instalação, apesar do gasto inicial ser elevado, terá um benefício a curto-médio prazo.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Como Poupar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *