Como fazer uma pesquisa de mercado

Se você tem uma empresa, certamente que já sabe o quanto é importante uma pesquisa de mercado bem feita. Esta poderá fornecer-lhe um retrato fiel de que tipos de novos produtos ou serviços lhe podem trazer maior lucro e um bom investimento.

Se o seu produto ou serviço já estiver a ser comercializado, uma pesquisa de mercado pode servir para mostrar se a sua empresa está a caminhar para o sucesso ou não, indo assim de encontro às necessidades e expectativas dos clientes.

Esta pesquisa de mercado poderá dar-lhe respostas a questões específicas. Os proprietários de pequenas empresas podem descobrir com precisão se existe a necessidade de mudar o design da sua embalagem ou ajustar algum método de entrega.

Seguem-se algumas dicas de como fazer uma pesquisa de mercado.

pesquisa-mercado2

Tipos de pesquisa

Existem dois tipos de pesquisa de mercado, veja quais são:

  • A pesquisa primária: o objetivo desta é principalmente fazer uma coleção de informações sobre os seus resultados de vendas e de quão eficaz estão a ser as suas ações de marketing. No entanto, a pesquisa primária também poderá avaliar o plano da sua concorrência, dando-lhe mais informações sobre as suas ações e movimentos no mercado. Este tipo de pesquisa, pode incluir entrevistas, pesquisas, questionários, etc.
  • A pesquisa secundária: o objetivo principal deste tipo de pesquisas é analisar os dados que já foram publicados por instituições de pesquisa, tal como o IBGE ou o IBOPE. Com os dados que você irá obter é perfeitamente possível identificar a concorrência, estabelecer referências e localizar alvos mais segmentados onde possa atuar.

No entanto, é bastante comum muitos empreendedores iniciantes que têm falta de tempo e dinheiro cometerem erros ao ir por certos atalhos que, certamente, mais tarde irão provocar muita dor de cabeça e arrependimento.

O que evitar

Tenha especial atenção com as 3 próximas “armadilhas”:

  1. Usar só a pesquisa secundária. Nunca faça isso. Se optar por se basear apenas no trabalho e nas informações que os outros fazem, nunca vai ter uma imagem completa do problema. Aliás, começar por uma pesquisa secundária poderá ser um grandioso ponto de partida, mas as informações que você receber já poderão estar ultrapassadas. Pense assim, as pesquisas do ano passado não podem de qualquer maneira mostrar-nos o momento social atual. Se confiar apenas na pesquisa secundária irá perder detalhes importantes para o seu negócio.
  2. Usar apenas os recursos que a Internet lhe dá. Certamente que já usou os motores de busca para ir procurar informações, no entanto, esta opção apenas lhe permite aceder ao que está disponível para todos, e nem sempre essas informações vão ser precisas. Se você não for um grande especialista e se não tiver um grande conhecimento da área, simplesmente irá dar demasiado valor ao que aparecer nas primeiras páginas. Só deverá fazer pesquisas usando os motores de busca como Google ou Bing para fazer pesquisas mais profundas. Deve sempre consultar várias fontes e comparar as informações.
  3. Fazer pesquisas apenas com conhecidos. É muito comum os donos das pequenas empresas, por comodismo às vezes, apenas entrevistarem os membros da família e os amigos ou colegas mais próximos, durante uma pesquisa. No entanto, saiba que normalmente os amigos e a família não são as melhores pessoas às quais fazer uma pesquisa, pois a sua opinião irá ser influenciada por ser seu amigo ou familiar. Para obter resultados e informações reais, você precisa de falar com os seus clientes sobre as suas necessidades, desejos e expectativas.

Adicionar Comentário