Como escolher a categoria certa para os produtos do eBay

  • on 11 de fevereiro de 2011
  • Likes!

Algumas pessoas pensam que é fácil escolher a categoria para um produto no eBay certa, e muitas vezes até é. Às vezes, porém, pode não ser exactamente claro o que procurar.

é mesmo importante escolher a categoria certa para um item?

Muitas pessoas utilizam o sistema de categorias para encontrar itens, quando não estão à procura de algo específico. Se o item estiver listado na categoria errada – ou se você desistiu e listou em ‘Everything Else’-, então estas pessoas não vão encontrar o seu leilão.

Além disso, listar os itens em categorias erradas é contra as regras do eBay, e o eBay diz que vai remover qualquer leilão que estiver mal classificado. Realmente não fazem isso com frequência, mas não vale a pena correr o risco – especialmente porque o quebrar de algumas regras pode causar com que penalizem a sua conta, incluindo perder o estatuto de PowerSeller se o tiver.

O que pode fazer para listar o produto na categoria certa?

O eBay vai lhe sugerir categorias quando você vender seu item, se digitar algumas palavras para descrever o item na página de selecção da categoria e fizer clique em “pesquisar”. Poderá tirar melhor proveito desta funcionalidade, escrevendo exactamente o que o seu item é, com marca e número de modelo (se houver), para que o eBay lhe possa encontrar a melhor categoria.
Se isso não funcionar, então procure você mesmo por itens como o seu, e tome atenção a que categoria a maioria deles parecem pertencer (poderá ver isto perto do topo de cada página de descrição do item). Experimente palavras diferentes e veja qual delas volta com mais resultados. Você também pode navegar através de todas as categorias disponíveis a partir da primeira página do eBay.

Lembre-se que quanto mais específica for a categoria, melhor.
Use as sub categorias que forem adequadas. Não basta listar seu laptop da HP na categoria ‘Computadores', por exemplo – liste-o em ´Computadores´> Portáteis> HP ‘. Não se preocupe: o item será exibido na categoria “Computadores” assim como na de «Computadores> Portáteis', porque os itens listados em sub categorias são sempre indicados em cada categoria anterior.
Demore algum tempo a ver todas as categorias e a familiarizar-se com a forma com que o eBay está definido. Afinal, isso é melhor do que alguns meses depois achar que ainda pensa que o sistema de categorias do eBay é uma espécie de selva assustadora.

E se o seu produto pertence a mais do que uma categoria?

Não se preocupe, está coberto pelo eBay. Por uma pequena taxa adicional, pode listar o seu item numa categoria extra, para aumentar o número de potenciais compradores que o irão ver. Isto nem sempre vale a pena, embora em alguns itens vale mesmo apena.

Uma vez que já sabe onde listar o seu item, o próximo passo é escrever o título do leilão. O título é a coisa mais importante sobre o seu leilão – a diferença entre um bom e um mau título pode ser a diferença entre $10 e US $100. É por isso que no próximo artigo vou mostrar os ’faça’ e os ‘não faça’ no título do seu leilão.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Empresas e Finanças · Internet · Negócios On-Line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *