Como entregar o ficheiro SAFT

Desde o início do corrente ano que todas as entidades / comerciantes estão obrigadas a fazer declarações de faturação mensais às Finanças. Este processo deve ser feito até ao dia 25 de cada mês, sob o formato de ficheiro SAFT.

Mas, para o fazer há que saber como entregar o ficheiro Saft.

Passo a passo

A forma mais simples é a de criar um ficheiro Saft no seu próprio programa de faturação. Os programas mais usados em Portugal permitem criar este ficheiro, sendo recomendado o tipo de ficheiro simplificado, o SAF-T, mas desde que tenham sido feitas as atualizações para as versões mais recentes.

  • O primeiro passo para saber como entregar o ficheiro SAFT é, claro, entrar no seu programa de faturação, optando pela versão mais completa que tiver. Aceda, então, ao MENU Sistema e, em seguida, ao Comunicação das Faturas à AT / SAF-T Mensal. Saiba que a opção recomendada de ficheiro é o simplificado.
  • Deverá, de seguida, escolher o mês a que se referem as faturas que pretende comunicar, optando pelo local onde vai guardar esse ficheiro e, então, escolha OK para o ficheiro SAFT ser validado e guardado.
  • O segundo passo para saber como entregar o ficheiro SAFT é carregar o ficheiro no site e-Fatura. Assim, clique em MENU (no canto superior direito do écran, a verde) e, depois, Comerciante.
  • De seguida deverá introduzir os seus dados / da empresa de acesso ao Portal das Finanças. Agora, clique, de novo, em MENU, optando por Enviar Ficheiro. Caso deseje enviar o ficheiro, deverá ignorar as restantes opções que aparecerem na página, poi servem para introdução manual das informações para os pequenos comerciantes.
  • Devido a questões técnicas, pode ser que seja apresentada uma mensagem de aviso para que seja autorizado o acesso aos ficheiros do computador, pelo que opte por Permitir / Allow, sendo que também poderá ser possível que seja solicitada a re-introdução do NIF e senha.
  • Não deverá esquecer-se de autorizar o fornecimento do NIF, pois isto é fundamental para que todo o processo possa avançar.
  • Escolha enviar o ficheiro SAFT-T. Saiba que deverá assegurar-se que aparece a mensagem no ecrã do seu computador.
  • Caso essa mensagem não apareça, significa que a aplicação não consegue, por alguma razão, aceder ao seu computador, pelo que deverá optar por usar um outro browser, como o Internet Explorer, ou mesmo voltar a (re)instalar o sistema Java no computador.
  • Em seguida, escolha o ano e mês que deseja enviar e opte por Abrir / Open, ou seja, escolha a pasta onde guardou o ficheiro gerado pelo programa de faturação e depois abra-o.
  • Uma vez feito isto, opte por validar o ficheiro para verificar se está tudo correto. Mesmo que pretenda, apenas, enviar informação relativa a um mês, não se esqueça de que é obrigatório indicar o ano e mês das faturas que pretende enviar.
  • Para finalizar o processo de entregar o ficheiro SAFT, opte por Submeter. Se tudo estiver correto, o seu ficheiro SAFT será entregue com sucesso.

Adicionar Comentário