Regras do ciclismo

O ciclismo é dos desportos mais populares em todo o mundo. Desde que a bicicleta surgiu, depressa ganhou adeptos, tanto como forma de transporte, lazer ou desporto. Assim sendo, o número de ciclistas é enorme, e todos eles sentem uma grande paixão pelas duas rodas movidas a pedal.

O ciclismo é dos desportos mais praticados, em várias variantes. Ciclismo de estrada, BTT, BMX, ciclismo indoor, etc. Neste artigo iremos abordar de uma forma mais focada as regras do ciclismo de estrada.

Ciclismo de estrada

O Ciclismo de estrada é talvez a variante com mais ciclistas, além de ter as provas mais famosas do mundo. Mesmo quem não liga muito a desporto, já certamente ouviu falar e acompanhou um pouco o Tour de France, ou no seu próprio país, à Volta a Portugal! Mas poderíamos ainda referir a Vuelta, em Espanha, ou o Giro, em Itália. As provas francesa, espanhola e italiana são as mais famosas do mundo, com milhões e milhões de espetadores a seguir atentamente cada quilómetro e cada pedalada!

Ciclismo de estrada

Regras do Ciclismo de Estrada

  • Uma prova de ciclismo pode ter a duração apenas de um dia, com uma ou duas etapas, ou pode ter a duração de vários dias. As maiores voltas duram normalmente três semanas, com dois dias de descanso pelo meio.
  • Cada ciclista faz parte de uma equipa, mas pedala individualmente, não podendo ser dada qualquer ajuda física. Normalmente uma equipa tem um chefe de fila, ao qual os restantes ciclistas devem ajudar para cumprir os objetivos da equipa.
  • Numa prova por etapas, existem vários tipos de corridas: existe a etapa em linha, o contrarelógio individual e o contrarrelógio por equipas. Na etapa em linha, saem todos os ciclistas em grupo, vencendo primeiro o que ultrapassar a linha da meta. No contrarrelógio individual, cada ciclista sai sozinho, com um intervalo de 1 minutos entre eles, e de 2 minutos, entre os ciclistas mais bem classificados. Ganha o que fizer o melhor tempo. No contrarrelógio por equipas, cada equipa trabalha em conjunto, contando o melhor tempo entre equipas.
  • O vencedor de uma prova por etapas será aquele que tiver no seu somatório individual, o menor tempo entre todos os ciclistas. Em cada etapa, a forma como se contabiliza o tempo de cada um é diferente. Se for uma etapa plana, considera-se que se um ciclista entrar em grupo nos últimos 2 kms, mesmo que depois chegue atrasado, terá o mesmo tempo que esse grupo. Já numa etapa em montanha, esta situação não se coloca. Em todas as etapas, a vitória, além do prémio monetário, dá ainda um bónus de tempo, que é retirado ao seu tempo real.
  • Durante a etapa, são definidos alguns locais próprios para se abastecerem. Poderão no entanto ser abastecidos em movimento, sendo que um elemento da equipa deixa-se ficar para trás, recebendo depois do seu carro de apoio os mantimentos para os restantes colegas. No entanto, a partir de um determinado ponto até ao final da etapa, esse abastecimento deixa de ser permitido.

Adicionar Comentário