Regras do boxe

O boxe é um desporto mítico, em que os seus maiores atletas e os seus combates mais espetaculares foram imortalizado por grandes filmes de cinema! Mesmo os menos fervorosos adeptos deste jogo conhecem nomes como Muhammad Ali, Rocky Marciano (que deu origem à personagem fictícia Rocky Balboa), Mike Tyson, Joe Frazier, Sugar Ray Robinson, Lennox Lewis, entre outros.

O boxe, também denominado de pugilismo, é um desporto de combate

Nele, os lutadores estão apenas autorizados a usar os seus punhos para se defender e para atacar o seu oponente! A palavra boxe tem origem na palavra inglesa box, que significa bater com os punhos. Dessa maneira, o boxe enquanto desporto moderno tem as suas raízes na ilha britânica, onde este jogo era praticado com as mãos nuas, que tornava este desporto muito violento e não raras vezes, com consequências fatais. Assim, a dada altura, em meados no século XIX, o desporto foi profundamente alterado, agora com regras mais restritivas e protetoras da saúde física dos atletas.

regras do boxe

Surgiram assim as Regras de Queensberry, que já obrigava a uma duração de três minutos em cada round, com um minuto de intervalo pelo meio, e ainda, ao uso obrigatório de luvas apropriadas. No entanto, e apesar do boxe como o conhecemos, ter as suas origens em Inglaterra, já na antiga Grécia, muitos anos antes de Cristo, já se praticava um desporto semelhante, que chegou a fazer parte da lista de desportos em competição nas Olimpíadas.

Neste artigo iremos abordar as regras básicas do pugilismo.

Regras do boxe

  • O boxe é praticado por dois jogadores adversários, num ringue elevado e rodeado por cordas.
  • Cada luta de boxe tem uma duração determinada, podendo no entanto ser diminuída em caso de algum dos lutadores ficar knockout, isto é, perder os sentidos. Assim, cada luta de boxe profissional terá 10 ou 12 rounds, sendo que cada um deles tem 3 minutos de duração. Entre cada round, há 1 minutos de intervalo, onde cada lutador poderá descansar, receber algum cuidado médico ou ouvir alguma estratégia do seu treinador.
  • Uma luta de boxe tem 5 árbitros, no entanto, apenas um deles se encontra no ringue com os lutadores.
  • Para um lutador vencer um combate de boxe, necessita de, ou vencer por KO ou ganhar por pontos. Na primeira hipótese, quando um lutador perde os sentidos e cai no chão, tem 10 segundos para se levantar, contados alto pelo árbitro de ringue. Se não conseguir, foi derrotado por KO. No entanto, mesmo que se consiga levantar, pode acontecer o árbitro considerar que ele não tem condições para continuar a combater, e decidir o fim do combate, por derrota por KO.
  • Se até ao final do combate não haver nenhum KO, o vencedor será decidido pelo maior somatório de pontos. Um lutador conquista um ponto quando consegue atingir o tronco, a parte da frente ou a parte lateral da cara. Socos nos braços não valem pontos.

Há alguns golpes considerados ilegais, como socos na parte de baixo da cintura, agarrar, murros na nuca ou ter uma atitude passiva, fugindo constantemente do seu opositor. Em cada vez que isso acontecer, será dado um aviso. Dois avisos correspondem a uma advertência e três advertências dão direito a desqualificação.


Adicionar Comentário