Regras como fazer cubo mágico

O cubo mágico, também conhecido por cubo de Rubik, em homenagem ao seu inventor, é dos brinquedos mais vendidos de sempre, chegando quase a mil milhões de cubos vendidos, entre as unidades oficiais e cópias.

O que é o Cubo Mágico

O Cubo mágico é um quebra-cabeças tridimensional, inventado em 1974 por Erno Rubik, na Hungria. Logo desde o ano de invenção, o jogo foi ganhando reputação, tendo surgido o boom na década de 80! A sua simplicidade aliada à capacidade necessária para conseguir decifrar o jogo, tornaram-no extremamente popular! O próprio Rubik demorou um mês a resolver o seu próprio quebra-cabeças!

O cubo mágico é um cubo de plástico, em que cada face tem uma cor diferente e está dividida em 9 partes movíveis. Depois de baralhar todas as partes começa o desafio: voltar a colocar todas as faces como estavam inicialmente.

 Regras como fazer cubo mágico

Neste artigo iremos falar das regras de como jogar o cubo mágico. Como poderá já ter percebido, as regras são simples, no entanto, concretizar o objetivo é que é a parte mais complicada, mas ao mesmo tempo, desafiante!

Regras do Cubo Mágico

Regras do Cubo Mágico

  • Para jogar este jogo apenas necessita de um cubo mágico. O mais comum é o cubo 3x3x3, em que cada face está dividida em 9 partes. No entanto, existem outras versões, como o cubo 2x2x2, com cada face dividida em 4 partes, ou o 5x5x5, com cada face dividida em 25 partes. Esta última tem um dificuldade maior, devido ao número de probabilidades muito maior que a versão normal. Pelas mesmas razões, a versão 2x2x2 é igualmente mais fácil.
  • O objetivo do Cubo mágico é conseguir que cada face fique novamente apenas com uma cor. Para que possa conseguir, tem de mover as partes, através do movimento de camadas horizontais e verticais, até atingir o objetivo. Neste jogo não há vencedores ou vencidos, pois apenas tem um jogador. Aqui a vitória é conseguir cumprir o desafio! No entanto, há competições onde se conta o tempo em que cada jogador consegue decifrar o cubo mágico.
  • Para conseguir decifrar o cubo mágico, é necessário muito prática e algumas estratégias. Não é simples fazê-lo, pois apesar de ser possível resolver o cubo mágico em 25 passos, é necessário para isso analisar mais de 43 quintiliões de combinações possíveis. Consegue sequer imaginar esse número? Pois não, nem eu… Assim, para que consiga com alguma desenvoltura decifrar este quebra-cabeças, deverá usar algum tipo de estratégia. A primeira é que deve, não tentar logo fazer uma face, mas sim, através de camadas. Deve além disso, estudar uma sequência lógica, memorizá-la, e levá-la adiante, sem alterar a estratégia. Mas isso requer muita prática!

Na maioria dos casos, o cubo mágico demora muito tempo a ser decifrado. Depende de cada jogador, e da sua capacidade. Há contudo, casos raros, em que conseguem-no fazer com uma capacidade espantosa. O recorde mundial é actualmente de Feliks Zemdegs, que conseguiu a proeza de fazer o cubo mágico em 5,66 segundo.


One Response

  1. pedro 7 de Maio de 2015

Adicionar Comentário