3 Dicas para fazer trilha

Para quem gosta de aventuras, as trilhas são grandes atrativos e podem ser feitas por pessoas de todas as idades e físico.

No Brasil inteiro existem boas opções para os trilheiros de plantão, mas quem não tem tanta prática com este tipo de esporte precisa de um pouco de atenção.

Antes de se aventurar pelas serras, praias e campos do país, veja três dicas importantes para fazer trilha. Dessa forma além de mais divertida, sua viagem será muito mais segura.

 

caminhada-trilha

 

Equipamento Indispensável

Você não pode fazer trilha de qualquer forma. É preciso alguns materiais que lhe ajudarão na viagem e a deixarão segura como devem ser. Os principais são:

  • Barraca: se a sua trilha durar mais de um dia, com certeza será preciso uma barraca. Elas são vendidas em grandes markets e podem ser em diversos tamanhos. Uma dica muito importante, é montar mais de uma vez para se acostumar com todas as peças.
  • Mochila: existe uma mochila para esta prática, mas você pode usar uma mais convencional. É importante apenas que seja leve e que acomode com segurança todo o seu equipamento.
  • Cantil: é indispensável que você tenha uma garrafinha de água para se hidratar durante a caminhada. O melhor cantil são os térmicos, assim sua água não esquenta durante o trajeto.
  • Lanterna: também indispensável principalmente se você vai trilhar durante a noite e/ou final do dia.
  • Material de primeiro socorro: você pode ter as caixinhas tradicionais que vende em farmácia ou apenas medicamento emergenciais para cuidar de dores e ferimentos.

Claro que existem muitos outros equipamentos, claro, mas com estes você consegue fazer uma trilha com segurança e cuidado.

Roupas Ideais

Assim como existem os principais equipamentos para fazer trilha, escolher as roupas cuidadosamente é indispensável. Dispense tecidos pesados e calçados que deixem seu pé à mostra. O correto são malhas respiráveis que não causem nenhum incômodo em seu corpo e o deixe totalmente maleável. Algumas trilhas pedem que subidas e decidas mais íngremes então ter roupas que pesem ou não deixem seu corpo dobrar-se o quanto precisa, vai dificultar a atividade.

Do mesmo modo são os calçados. O indicado será sempre uma bota própria para trilha ou tênis. Atente-se também quanto ao fator antiderrapagem. Calçados que escorregam em água ou ambientes mais lisos podem causar acidades. É importante também que eles tenham o tamanho certo para seu pé. O material também não deve esquentar demais. A regra para calçados é deixar o seu pé o mais confortável e seguro possível!

Conheça a Trilha

Saber onde você vai trilhar é de extrema importância. É indicado ler muito sobre o lugar e se for a sua primeira experiência na região, busque a ajuda de um guia certificado e/ou um trilheiro já experiente. Leve consigo um mapa da região e marque sempre alguns pontos importantes como hospitais, postos de atendimento ao turista, entre outros que podem lhe ajudar.

Se você nunca fez uma trilha antes, procure começar pelas mais leves e que exigem apenas caminhada. Depois aumente a intensidade até chegar ao nível profissional que inclui caminhada, mergulho, escalada e outras aventuras.


Adicionar Comentário