Dicas para fazer prova da CESPE

prova cespe3

A prova da CESPE/UNB tem um aspecto que faz dela diferente de todas as outras. Ela possui uma regra de que se você erra uma questão anula uma certa. Isso causa em muitas pessoas medo de responder as questões da prova que elas têm dúvidas, mas será que é melhor deixar muitas questões sem responder?

 

Confira nesse artigo algumas dicas que vamos dar para você se sair melhor na prova da CESPE

 

Dica 1: Leia com atenção as perguntas das provas

É comum encontrar nos próprios enunciados das questões pistas para saber qual e a resposta correta, mesmo se você sabe pouco sobre o assunto que trata a questão.

Usando um pouco de raciocínio lógico você será capaz de encontrar a resposta correta de muitas questões somente analisando o enunciado da pergunta.

Dica 2: Veja as provas anteriores

Faça simulados com as questões anteriores da prova da CESPE. Vá se habituando com o modo como eles fazem as perguntas e se acostume a ver quais são as respostas corretas.

Procure, em especial, as provas para os mesmos cargos e vagas que você pretende prestar no concurso.

Dica 3: Quebre os enunciados longos

É comum na prova da CESPE que as questões tenham grandes enunciados o que acaba por confundir muitos candidatos.

Esses enunciados longos fazem você começar a duvidar sobre qual questão é a certa pois interpõem muitas considerações.

O o que você deve fazer ao encontrar enunciados longos em uma prova é “quebrar eles”. Analise oração por oração do enunciado. Marque com um “V” cada frase que é correta dentro de uma mesma questão. É comum que eles misturem 4 ou 5 orações corretas em uma questão e uma errada no meio, para te confundir.

Quebrando os enunciados e analisando a correção de cada oração você não vai cair nessa “pegadinha”.

prova cespe2

Dica 4: Método para te guiar

Seguindo a dica anterior, você pode ter um método para te guiar nas questões que você tem dúvida. Da mesma forma que você analisa cada frase de uma resposta, faça isso com todas. Marque também aquelas que você tiver duvida e que você acredita que podem ser a resposta correta.

A partir dai elimine as respostas erradas e fique com a questão que você acredita que pode estar certa, mesmo que não tenha 100% de certeza disso.

Dica 5: Não tenha medo do “um erro elimina um acerto”

Você deve procurar responder o maior número de questões da prova. Deixe o minimo de questões sem responder.

Você verá que se aplicar o método que ensinamos nas dicas 3 e 4 realmente será pouco os casos em que você não consegue fechar as possibilidades de respostas certa à apenas 2 questões.

Quando você consegue fazer isso, quer dizer que sua chance de acerto dessa questão, mesmo se você chutar entre as duas questões que você esta em dúvida, é de 50%. Nesse caso, você tem grandes chances de que as questões que você chuta dessa forma não vão te prejudicar no resultado geral.

Dica 6: Prioridade

Dê prioridade para responder as questões que você sabe mais, que você estará marcando com mais confiança. Por isso siga a seguinte técnica: se você lê uma questão e fica com dúvida sobre qual é resposta correta, marque o número dessa questão e siga em frente na prova sem responder ela. Depois que você leu todas as questões da prova e respondeu todas que você tinha certeza recomece a prova a partir das questões que você tem dúvida. Isso vai te garantir que você não vai perder um tempo precisos em questões que você tem duvidas e deixar as questões que você sabe sem responder.


dicas para fazer prova da cespe

Dica 7: Técnicas usadas para confundir você

Conheça algumas técnicas usadas pelas bancas de provas de concurso para confundir os candidatos e fazê-los assinalar uma alternativa errada:

  • Quase tudo o que esta escrito na alternativa é correto porém insere-se uma oração no final que invalida a veracidade da alternativa.
  • Faz-se afirmações excludente, que não consideram os casos anômalos que existem. Por exemplo, usa-se palavras como “nunca, sempre, jamais, em nenhuma hipótese, etc.” No lugar de “a maioria das vezes, comumente, em sua maior parte, etc.”.
  • Insere-se uma única palavra que altera todo o sentido da frase. Tome cuidado com isso, leia as respostas com calma e não apresadamente, um “não” perdido no meio da frase pode fazer você assinalar a alternativa incorreta.

Por fim, considere o seguinte. Em qualquer concurso você deve estar bem no dia da prova. Procure descansar bastante na noite anterior evitando passar a noite em claro. Durma o suficiente para se sentir descansado. Procure comer uma refeição leve antes da prova e chegue ao local de sua prova com antecedência de 30 a 40 minutos e, é claro, boa sorte!

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Tutoriais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *