Como fazer guarnições

Pode valorizar um prato simples com uma decoração sugestiva. As ervas aromáticas,por exemplo, são utilizadas para dar colorido e também para adicionar um aroma suplementar. Os tomates, as cenouras, a beterraba, os cogumelos, as cebolas, o aipo e os rabanetes são alguns dos ingredientes que pode usar.

 

Ervas aromáticas

 

As ervas aromáticas frescas, como a salsa, a salva, o cebolinho ou os coentros, são muito utilizadas como guarnição. Decore as travessas com raminhos de ervas variadas. Pode ainda enfeitar polvilhando com ervas picadas.

 

Taças de tomate

 

Abra cortando em ziguezague um tomate pequeno com uma faca aguçada. Separe as duas metades. Retire a polpa e encha com pimentos e pepinos cortados em cubos e milho.

 

Cogumelos estriados

 

Utilize cogumelos muito brancos e do mesmo tamanho. Faça golpes na parte superior do cogumelo, a partir do centro para a borda e a intervalos regulares, com uma faca aguçada e retirando uma pequena tira de polpa. Corte o pé. Para que os cogumelos não percam a cor, ferva-os 3 minutos em água a que juntou umas gotas de sumo de limão.

 

Flores de cebola

 

Descasque uma cebola pequena com uma faca muito afiada e corte-a em quartos no sentido do comprimento, deixando-os presos na base. Dê vários golpes e faça a cebola abrir-se formando pétalas. Mergulhe-a em água gelada durante uma hora — as pétalas ficarão então bem distintas.

 

Rosas de rabanete

 

Retire o pé e corte uma fatia da base para que o rabanete assente bem. Começando junto da base, corte uma fila de pedacinhos com a forma de conchas a toda a volta do rabanete, deixando-as presas na base. Proceda do mesmo modo até ao cimo do rabanete. Ponha de molho em água gelada durante uma hora; abrir-se-á como uma rosa.

 

Leques de rabanete

 

Faça golpes muito juntos, mas não completos. Ponha de molho em água gelada. Escorra.

 

Guarnições para caldos

 

Corte tiras fininhas em juliana de cenoura, aipo ou nabo, ferva-as ligeiramente e junte ao caldo de carne na altura de servir. Para um caldo rico, misture uma colher de sopa de caldo de carne com um ovo, bata, coza no vapor até endurecer, corte em vários feitios com um corta-massas e deite na sopa imediatamente antes de servir.


Adicionar Comentário