Dicas para Fazer Tapioca

A tapioca é um saboroso prato do nordeste feito a partir da goma de mandioca.

Sofre mudanças a cada ano quanto ao seu recheio, mas não perde o charme e a tradição de ser consumida sempre em lanches ou cafés.

A receita é muito mais simples do que você imagina, mas existem alguns detalhes que fazem toda a diferença neste processo. Veja dicas de como fazer tapioca e encantar a todos com seus dotes culinários.

 

tapioca2

 

Receita de Tapioca Rápida

Antes das dicas, que tal aprender como fazer tapioca rapidamente? Veja como é bem simples. Você vai precisar apenas dos seguintes materiais:

  • Goma de Tapioca. Você compra esta goma em qualquer supermercado ou feira de alimentos. Ela geralmente é vendida no peso então a quantidade depende de quantas tapiocas você pretende fazer.
  • Uma frigideira comum. É importante apenas que sua frigideira seja antiaderente para não grudar a goma. Também escolha uma que esteja em boas condições e sem elevação no fundo para que a tapioca saia lisinha.
  • Margarina e/ou manteiga.
  • Recheio. Este pode ser escolhido ao seu gosto. Use a criatividade.
  • Sal a gosto

Com os ingredientes separados, em uma vasilha de plástico coloque a goma e misture com o sal. Prove até ficar do seu gosto, mas cuidado com exageros. Coloque a frigideira em fogo alto e deixe esquentar um pouco. Não precisa colocar nada para untar, mesmo algumas pessoas gostando de pincelar um pouco de margarina. Coloque uma quantidade de goma que cubra o fundo da frigideira, mas não fique com uma espessura muito alta.

Espalhe bem, mas sem firmar a massa na frigideira. Abaixe o fogo e aguarde 30 segundos. Após esse tempo, se você balançar a frigideira rapidamente para os lados, perceberá que a goma está totalmente solta. Com a ajuda de uma espátula, vire para cozinhar do outro lado. Aguarde novamente os 30 segundos e aplique a margarina e o seu recheio.

Pronto! Agora é só servir e saborear a tapioca.

Dicas Importantes

Preparou a tapioca? Veja alguns detalhes para deixá-la ainda mais saborosa.

  • Caso o recheio da sua tapioca seja doce, não é preciso colocar o sal ou faça isso de modo bastante moderado.
  • Evite exagerar nos recheios. Eles devem ser apenas um complemento da sua tapioca. Caso você coloque muito ingrediente vai fazer perder o sabor da massa, que é o mais saboroso.
  • Cuidado para não queimar! A goma está pronta rapidamente então fique de olho. O ideal é que após espalhá-la na frigideira você balance a cada 5 segundos para ver quanto ela soltou e se firmou. Cada potencia de fogão é diferente.
  • Jamais apalpe a massa da tapioca quando ela estiver no fogo. Isso vai fazer com que a massa endureça e perca aquele crocante típico da tapioca.
  • Sempre limpe a sua frigideira entre uma tapioca e outra. O resto de goma quando não é retirado vai queimando com o passar do tempo e dá um gosto estranho ao seu petisco.
  • Só coloque o recheio na tapioca ainda no forno se você tiver praticidade ao movimentar o petisco ou se ele precisar derreter, como é o caso do queijo. Caso contrário faça isso em um prato separado para não derramar e sujar a frigideira.

Com estas dicas vai conseguir fazer tapioca deliciosa.


Adicionar Comentário