Como cozinhar e conservar ovos

As caixas dos ovos têm impressa a data de embalagem, que corresponde ao número da semana em que foram inspeccionados. Compre sempre ovos da categoria A, e se notar algum ovo sujo ou rachado, devolva e troque a embalagem. Em caso de necessidade, apresente uma reclamação à Direcção-Geral de Inspecção Económica. Os ovos guardados numa despensa fresca conservam-se frescos durante duas semanas. No frigorífico, podem conservar-se durante oito semanas. No entanto, como não se sabe quando foram postos, não os guarde durante muito mais que duas semanas. Tire os ovos do frigorífico pelo menos 45 minutos antes de os cozinhar. Pode guardar gemas ou claras separadas no frigorífico num recipiente hermético. Cobertas com água ou leite, as gemas conservam-se quatro dias, e as claras, cerca de uma semana.

Teste de frescura

Coloque o ovo numa tigela com água fria: se estiver fresco, assenta no fundo; um ovo menos fresco vai ao fundo, mas não assenta completamente; se boiar, provavelmente já está estragado — abra-o e cheire-o antes de o cozinhar.

Ovos quentes e cozidos

Faça um furo na parte mais larga do ovo com um alfinete ou um furador de ovos. A bolsa de ar da parte mais larga aumenta durante a cozedura, mas assim o ar sai através do furo e não faz rebentar a casca. Se os ovos rebentarem, adicione um pouco de vinagre à água; se a clara sair, adicione 1 colher de chá de sal. Para fazer ovos quentes, se os tirar directamente do frigorífico, mergulhe-os em água fria e leve a lume brando até levantar fervura. Se os ovos estiverem à temperatura ambiente, pode mergulhá-los em água a ferver com a ajuda de uma colher; reduza o lume e deixe cozer durante 3-4,5 minutos. Os ovos frescos levam um pouco mais de tempo a cozer. Se servir os ovos na casca, parta uma extremidade com as costas de uma colher logo que os tirar da água para que não continuem a cozer com o próprio calor. Caso contrário, mergulhe-os imediatamente em água fria. Para fazer ovos cozidos, mergulhe-os em água fria ou directamente em água a ferver. Deixe cozer durante 10-12 minutos na água a ferver, retire-os e passe-os imediatamente por água fria corrente para poder descascá-los com maior facilidade.

Ovos estrelados

Aqueça numa frigideira, em lume brando, cerca de 1 colher de sopa de gordura por cada ovo; utilize manteiga, margarina, óleo, gordura de bacon, banha ou uma mistura. Parta os ovos um a um para uma chávena e deite-os um de cada vez, com cuidado, para dentro da gordura quente. Deixe estrelar até a clara estar firme, deitando-lhe gordura por cima com uma colher.

ovos-estrelados

Ovos escalfados

Encha um tacho pouco fundo com água até meio e deite 1 colher de chá de vinagre ou uma pitada de sal. Deixe levantar fervura. Parta os ovos, um de cada vez, para dentro de uma chávena. Mexa a água até formar um remoinho e deite o ovo com cuidado dentro da água. Deixe-o cozer até a clara ficar firme e retire com uma escumadeira. Os escalfadores de ovos servem não exactamente para escalfar ovos, mas para os cozer a vapor em recipientes individuais suspensos sobre a água fervente que enche o tacho até meio. Unte os recipientes, parta um ovo em cada um, tape e deixe-os cozer durante cerca de 2 minutos ou até as claras ficarem firmes.

Ovos mexidos

Faça dois ovos por pessoa. Parta-os para uma tigela, junte 1 ou 2 colheres de sopa de leite ou natas, bata-os e tempere a gosto. Numa frigideira pesada, derreta em lume brando 1 colher de sopa de manteiga ou margarina e depois deite os ovos batidos. Mexa com uma espátula até ficarem espessos e cremosos. Retire a frigideira do lume para os ovos não continuarem a cozer e coloque-os sobre tostas ou um prato aquecido.

Como lavar loiça

Utilize água tépida para lavar a loiça onde cozinhou ou serviu ovos, A água quente, para além de dificultar a lavagem, faz com que a loiça conserve o cheiro dos ovos.


Adicionar Comentário