como preparar Búzios e burriés

Os búzios e burriés são muito abundantes nas costas rochosas de Portugal, devem ser comidos no próprio dia em que forem apanhados ou adquiridos.

 

Como preparar burriés

Os burriés vivos apanhados à beira-mar devem ser bem lavados em várias águas para que se libertem de toda a areia. Em seguida, deixe-os de molho em água limpa durante meia hora antes de voltar a lavá-los, é costume cozê-los em água do mar, mas tambem podem ser cozinhados em água doce com uma pitada de sal.

Escorra-os num passador, agitando este levemente para que se metam completamente nas conchas antes de mergulharem na água a ferver, deixe-os cozer durante 5-7 minutos.

Quando estiverem cozidos, use um alfinete para tirar a película, semelhante a uma escama, da abertura da concha e extrair a carne do interior. Tempere os burriés com vinagre e pimenta.

Como preparar búzios

A carne dos búzios é mais dura do que a dos burriés, os búzios pequenos são mais saborosos. Mergulhe os búzios vivos em água limpa e deixe-os de molho durante cerca de uma hora para que as conchas larguem a sujidade. Coza-os durante 10-15 minutos em água com uma pitada de sal retire-os da concha e tempere-os a seu gosto sirva com pão escuro.

 

ATENÇÃO

Quando bem cozinhados, os moluscos não constituem, em principio, perigo para a saúde, pois quaisquer vírus malignos morrerão na água a ferver. No entanto, os meios de comunicação social divulgam por vezes avisos emitidos pelas autoridades sanitárias sobre os perigos decorrentes do consumo de determinadas espécies de moluscos provenientes de uma dada região.


One Response

  1. Silvia Rocha 7 de Julho de 2015

Adicionar Comentário