Os búzios e burriés são muito abundantes nas costas rochosas de Portugal, devem ser comidos no próprio dia em que forem apanhados ou adquiridos.
Como preparar burriés
Os burriés vivos apanhados à beira-mar devem ser bem lavados em várias águas para que se libertem de toda a areia. Em seguida, deixe-os de molho em água limpa durante meia hora antes de voltar a lavá-los, é costume cozê-los em água do mar, mas tambem podem ser cozinhados em água doce com uma pitada de sal.
Escorra-os num passador, agitando este levemente para que se metam completamente nas conchas antes de mergulharem na água a ferver, deixe-os cozer durante 5-7 minutos.
Quando estiverem cozidos, use um alfinete para tirar a película, semelhante a uma escama, da abertura da concha e extrair a carne do interior. Tempere os burriés com vinagre e pimenta.
Como preparar búzios
A carne dos búzios é mais dura do que a dos burriés, os búzios pequenos são mais saborosos. Mergulhe os búzios vivos em água limpa e deixe-os de molho durante cerca de uma hora para que as conchas larguem a sujidade. Coza-os durante 10-15 minutos em água com uma pitada de sal retire-os da concha e tempere-os a seu gosto sirva com pão escuro.
ATENÇÃO
Quando bem cozinhados, os moluscos não constituem, em principio, perigo para a saúde, pois quaisquer vírus malignos morrerão na água a ferver. No entanto, os meios de comunicação social divulgam por vezes avisos emitidos pelas autoridades sanitárias sobre os perigos decorrentes do consumo de determinadas espécies de moluscos provenientes de uma dada região.
One Response