Dicas para ajudar uma criança a dormir melhor

Um sono de qualidade é tão importante como comer, beber ou até a segurança para a vida das nossas crianças.

Infelizmente, com o horário restrito e preenchido das crianças modernas, nem sempre é possível encontrar tempo para o tão necessário sono reparador, acabando a insuficiência de sono por se refletir tanto a nível físico como nos seus próprios comportamentos e desempenho escolar.

Aqui ficam algumas dicas para ajudar uma criança a dormir melhor.

 

 

  • Tente criar rotinas de sono com horários certos para a criança. Estabeleça uma hora para ir para a cama e não a altere frequentemente. Adicionalmente, também a hora de acordar deve respeitar um horário regular, não devendo existir uma diferença que exceda uma  ou duas horas entre os dias de semana e o fim de semana.
  • Tente criar um ambiente e rotina relaxantes na altura de ir dormir. Um bom banho quente, beber uma caneca de leite morno ou uma simples história podem ser estratégias eficazes para deixar a criança com mais propensa para dormir e são ao mesmo tempo excelentes formas de passar bons momentos familiares.
  • Não dê à criança comida e bebidas que possam conter cafeína e outros ingredientes estimulantes antes de ir dormir. O ideal é que 6 horas antes de irem para a cama estes alimentos sejam totalmente proibidos.
  • Também não é aconselhável que a criança coma refeições muito pesadas e que tornem a digestão muito lenta, o que inevitavelmente vai ter consequências negativas na qualidade do seu sono.
  • Depois do jantar, qualquer atividade que tenha com a criança deve ser moderada e de preferência relaxante, uma vez que estimulo a mais pode acabar por manter a criança acordada e sem vontade de dormir.
  • Estabeleça esta regra simples: quando é chegada a hora de dormir, todos os aparelhos electrónicos devem ser desligados. Nada de Tv ligada, rádio ou música elevada. A criança precisa de um ambiente tranquilo e silencioso.
  • Certifique-se que a temperatura do quarto é adequada e que o quarto está escuro. Se a criança tem medo, pode sempre usar uma luz de presença para lhe transmitir confiança, mas que não seja muito forte.
  • O barulho na casa deve também manter-se baixo. Certamente que uma criança não consegue dormir tranquilamente se os adultos na divisão ao lado conversam e vêem programas de televisão num volume elevado. Mantenha a conversa ao mínimo e a um volume que não perturbe o sono da criança.
  • Evite que a criança adormeça fora da cama. Esta deve ir para a cama enquanto está acordada e nunca quando já adormeceu noutro local por estar tão ensonada ou exausta.

Adicionar Comentário