Regras do Airsoft

regras airsoft

O Airsoft é um jogo desportivo cada vez mais na moda, onde são simulados cenários policiais ou de guerra, utilizando-se armas de pressão, muito idênticas no seu aspeto a armas militares. É um jogo que requer grande trabalho de equipa, uma forma física adequada, e ainda, uma liderança capaz de organizar a sua equipa, usando táticas militares.

Regras do Airsoft

Inicialmente popular nos países asiáticos, principalmente devido às fortes restrições na posse de armas, ao longo dos tempos essa popularidade tem-se estendido para Ocidente, onde é um jogo cada vez mais praticado. Só em Portugal são 3000 jogadores federados, estimando-se que sejam ao todo mais de 5000 praticantes.

 regras airsoft

Como qualquer jogo, também o airsoft tem as suas regras. E além das regras de jogo, como implica o uso de armas, mesmo que não letais, há ainda regras importantes de segurança. De seguida iremos apresentar as principais regras do airsoft.

  • Durante um jogo de airsoft existem duas zonas: a zona de segurança e a zona de jogo.
  • Quando o jogador está na zona de segurança, deve ter sempre a arma na posição de segurança, não apontar a arma a ninguém, e apenas disparar a arma na carreira de tiro, apropriada para o efeito.
  • Existem duas equipas neste jogo. O número de elementos é variável.
  • Quando um jogador é atingido, seja em que parte do corpo for, é eliminado do jogo. Se o tiro acertar na arma, o jogador não é eliminado, mas não poderá mais usar essa arma durante o jogo. Nesse caso, usará a arma de reserva, ou terá que ir à zona de segurança buscar outra. Um jogador é também eliminado quando é tocado por um jogador adversário. Se um jogador for atingido por um elemento da própria equipa é eliminado.
  • Quando um jogador fica sob a mira de armas a menos de 5m de distância, é obrigado a pedir rendição, e os outros, estão forçados a dizer para ele se render e proibidos de disparar sobre ele. No entanto, se não pedir rendição, a proibição termina, e poderá ser atingido à queima-roupa.
  • Quando um jogador é eliminado, deverá gritar alto “Morto”, colocar a sua arma no coldre, se for uma pistola, ou a tiracolo, se for uma espingarda, pôr as mãos na cabeça, e dirigir-se para a zona de segurança. Quando o jogo for de infiltração ou uma simulação de sequestro de reféns, o jogador não gritará alto “Morto”, mas apenas o dirá ao jogador que o eliminou. De seguida, seguindo todos os procedimentos atrás referidos, irá dirigir-se discretamente para a zona de segurança.
  • Depois de ser eliminado, o jogador “morto” não poderá dar indicações aos seus colegas de equipa acerca da equipa adversária.
  • Se houver dúvidas quanto a quem eliminou quem, o jogo é interrompido, de maneira a que ambos os jogadores cheguem a um acordo.

Existem algumas regras de segurança durante o jogo

O jogador nunca, em situação alguma, deve tirar a proteção ocular. Em caso de esta se sujar ou se danificar, e não poder ser resolvido o problema no local, o jogador deve retirar-se para a zona de segurança.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *