As melhores dicas para você poupar energia no quarto

Neste artigo fique a conhecer as melhores dicas de como poupar energia no quarto.

São simples e boas ideias que fazem da casa um lugar mais sustentável, como apagar a luz antes de sair do quarto, por mais breves que sejam os minutos, por exemplo. Mas não se ficam por aqui.

Confira já de seguida algumas dicas de como poupar energia no quarto.

Dicas de poupança

poupar-energiaAo poupar na fatura no final de todos os meses, também vai ajudar na preservação dos recursos naturais do nosso planeta. É que assim também vai estar a evitar o desperdício e consumos desnecessários, já para não referir o facto de que estas posturas em larga escala irão contribuir para a redução de necessidades de construção de centrais hidroelétricas que, como se sabe, causam sérios impactos ambientais.

Nas estações e dias frios, saber como poupar energia no quarto começa logo pelo facto de ser necessário fechar a porta. Isto porque o calor não sai do quarto, pelo que o ambiente aquece mais depressa, logo, vai poupar energia. Algo que também deverá lembrar-se ao adquirir aparelhos que consumam poucos volts, sendo que poderá sempre aproveitar para substituir alguns que se liguem à tomada por outros que funcionem a pilhas. Além disto, também se deverá lembrar de desligar os aparelhos e não os deixar em standby.

No caso dos candeeiros, lembre-se de usar o interruptor com um círculo para que possa ajustar a medida, e faça-o de imediato. Aproveite, também, a luz do dia. Desligue candeeiros ou nem os chegue a ligar, aproveite o maravilhoso sol que puder para seu proveito.

Como reparou, bastam alguns cuidados para começar a poupar energia no quarto. Torne estes hábitos parte do seu quotidiano. Mesmo a compra ou melhoria de alguns aparelhos poderão ajudar neste caminho de poupança.

Aproveite melhor as janelas do seu quarto para usufruir da energia solar, que é de graça. Caso tenha o computador no seu quarto, e o tiver ligado apesar de não estar a ser usado, desligue o monitor, pois só ele consome cerca de 50% do consumo total do aparelho.

Caso não saiba, a cor também pode ajudar a poupar energia no quarto. Não pote por cores escuras, pois vão exigir lâmpadas mais potentes, por isso, sempre que puder, use lâmpadas fluorescentes, pois duram mais e gastam menos.

Para quem tiver ar condicionado no quarto, saiba que deverá colocar o aparelho numa área com muita circulação de ar e alto, pois o frio desce em relação ao quente, pelo que a refrigeração será mais eficiente. Lembre-se de limpar o filtro uma vez por mês.

Também saber como poupar energia no quarto contribui para a economia doméstica, que é indispensável para a diminuição do consumo, sendo também uma ótima forma, prática e consciente, de reduzir os gastos mensais diariamente.

Aproveite, por fim, quando for adquirir aparelhos para o seu quarto para observar se os modelos vêm com o selo de eficiência energética.

 


Adicionar Comentário