Como poupar na fatura da água

Num tempo de crise económica generalizada, é imperativo encontrar formas de poupança que nos permitam fazer uma optima gestão do nosso orçamento, incluindo saber como poupar na fatura da água também.

Existem simples dicas que ajudarão não apenas a poupar na fatura da água, como a salvaguardar um dos bens mais essenciais e preciosos do nosso planeta.

Confira-as já de seguida!

 Dicas de poupança

  • poupança_aguaComece por situações tão simples como o poupar água quando vai lavar as suas mãos, dentes ou mesmo fazer a barba. Se mantiver a torneira fechada, por exemplo, enquanto estiver a fazer a barba, poderá poupar entre 10 a 30 litros de água por dia.
  • Ainda na casa-de-banho, opte por tomar um duche em vez de um banho de imersão, pois vai gastar menos 50% de água e, se conseguir, encurte a duração dos duches que toma. Por exemplo, menos dois minutos de chuveirada vai implicar uma poupança de 40 litros de água.
  • Ponha as torneiras a participar na poupança da fatura da água, com redutores de fluxo, que consistem numa pequena peça que se encaixa na torneira e que vai conseguir reduzir o caudal em cerca de 50%. Os redutores de fluxo de água também podem ser aplicados nos chuveiros ou, em alternativa, poderá adquirir um chuveiro de baixo fluxo para poupar ainda mais água.
  • Aproveite para colocar um balde na banheira enquanto a água não aquece para depois a utilizar para regar plantas, encher taças dos animais de estimação, para lavar roupa à mão ou  mesmo o chão da cozinha.
  • Recorra ao tradicional método de colocar uma garrafa cheia de água no depósito do autocolismo.
  • Certifique-se de que não tem fugas de água em sua casa. É que ao invés de aguns aparentes pingos, uma falta de atenção ou concerto, poderão levar a fugas de água que lhe custarão mais 30 litros de água diariamente.
  • Evite, ainda, lavar o carro com uma mangueira, optando por um balde e esponja. É que em vez de gastar cerca de 500 litros de água, vai consumir apenas 50.
  • Não deixe a torneira a correr enquanto estiver a lavar a loiça. Pode optar por encher um dos lados do lava-loiça com água fresca que irá servir para retirar o detergente das peças já esfregadas. No caso de ter uma máquina de lavar loiça, não vale a pena passar a loiça por água antes de a colocar na máquina, pois em nada contribui para a sua eficácia de lavagem, além de que vai conseguir poupar até 75 litros.
  • Só deve utilizar as máquinas de lavar roupa e loiça quando estiverem cheias, pois caso contrário, o desperdício de água será demasiado elevado.
  • Mesmo para quem tem piscinas, poupar na fatura da água é possível. Mude os tradicionais filtros por específicos que permitam a poupança de água. Também poderá colocar uma cobertura na piscina, pois com isso vai reduzir a evaporação da água em 90%, ou seja, irá poupar cerca de 3800 litros de água todos os meses.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Como Poupar

Comentários

  • Se cada um poupar um pouquinho não vai faltar!!

    Sonia Maria Fachina 11 de fevereiro de 2014 0:30 Responder
  • Tá feio!! Sem água!!

    Vera Lucia Martins 11 de fevereiro de 2014 1:30 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *