Como poupar na conta da luz

Saber como poupar na conta da luz é essencial numa altura em que vivemos numa instabilidade financeira.
Até os mais pequenos gastos nos podem ajudar a aprender como poupar na conta da luz. Aprenda e altere hábitos e verá a sua fatura da eletricidade consideravelmente reduzida.

dicas para poupar na conta da luz com a iluminação da casa

Para saber como poupar na conta da luz, comece pelas lâmpadas acesas. À exceção de lâmpadas fluorescentes, deverá apagar todas as luzes que num dado momento não estão a ser utilizadas, sejam da sala, do quarto ou da cozinha. Por exemplo, se estiver na cozinha e precisar de ir à casa-de-banho, desligue a luz da cozinha, isto mesmo que seja por um ou dois minutos.

Como poupar na conta da luz

Para também aprender como poupar na conta da luz, saiba que deverá mudar as lâmpadas da sua casa. Caso ainda não o tenha feito, substitua as lâmpadas da sua casa por lâmpadas economizadoras e de baixo consumo. São, de facto, mais dispendiosas, mas verá o seu investimento com um saldo muito positivo quando chegar a conta da eletricidade ao final do mês. Isto porque as lâmpadas economizadoras consomem seis vezes menos energia que as normais.

Como poupar na conta da luz desligando os aparelhos que tem em casa

Mas você ainda pensa no que mais poderá fazer ou que possibilidades tem de como poupar na conta da luz. Mais um hábito importante de se mudar é o de desligar todos os aparelhos eletrónicos. Não basta deixá-los em stanby, mas desligá-los mesmo. Saiba que por deixar em stanby com a pequena luz vermelha acesa, cada aparelho continua a consumir 25% da energia normal de quando está ligado.

Depois de ter posto à carga um qualquer equipamento e este estiver carregado, retire os carrregadores de bateria da tomada, pois se não o fizer continuará a gastar energia.

Compre eletrodomésticos eficientes

Com certeza já se viu a braços com a necessidade de adquirir um eletrodoméstico novo. Lembre-se que também aqui poderá poupar na conta da luz ao escolher um equipamento cujas etiquetas energéticas refiram as capacidades A, A+, A++ e A+++. Isto porque os eletrodomésticos são os principais responsáveis pela conta da luz.

Caso não saiba, optar por um portátil em casa também lhe irá permitir poupar na conta da luz, pois os portáteis são muito mais económicos, permitindo uma redução de consumos em 90%.

Pequenos hábitos que o levam a poupar na conta da luz

Outras formas de poupar na conta da luz são muito simples e apenas requerem a nossa atenção no dia-a-dia. Evite abrir constantemente tanto o frigorífico como o forno, pois ao manter a porta fechada, evita o desperdício de energia.

Um hábito que poderá adquirir para poder poupar na conta da luz é o de começar a preparar refeições com o auxílio do microondas. Isso irá minimizar o uso do fogão, o que se traduzirá numa redução de cerca de 70% do consumo que faz ao utilizar o microondas.

Outros cuidados a ter na cozinha para poder poupar na conta da luz revelam-se através de pequenos gestos como o tapar as panelas no fogão para que não haja desperdício de energia. Além disto, passe a desligar o forno ou fogão um ou dois minutos antes do necessário.

Uma outra forma de saber se tem possibilidade de poupar na conta da luz é saber junto da entidade fornecedora de eletricidade, como é que pode escolher a tarifa e potência a contratar que mais se adequam às necessidades da sua casa e família.

Fique a saber que ao diminuir o consumo de energia estará a poupar na conta da luz, mas não só. Também estará a ajudar o próprio ambiente.


Adicionar Comentário