Como poupar na adolescência

Os jovens não podem sempre basear-se em pedir dinheiro aos pais para usufruir dos seus “luxos”. Devem saber que existe a necessidade de poupar e que o dinheiro é algo com que se deve lidar com bastante responsabilidade.

Sendo assim, é necessário, desde cedo, começar a implementar formas de poupar na adolescência.

Confira, já abaixo, algumas orientações de como poupar na adolescência.

 

Dicas de poupança

  • Piggy BankUm mealheiro é bom, não apenas para guardar dinheiro, mas também para não o perder. Existem variados modelos e feitios, mas caso não haja nenhum que agrade, pode-se sempre comprar uma caixinha pequena e usá-la tal e qual um mealheiro. Em alternativa, pode ainda arranjar um pote de barro e depois pintá-lo, servindo para o mesmo efeito.
  • Muitos dizem no café, para deixar ficar o troco. Por menos que seja, é sempre dinheiro e cada cêntimo pode vir a fazer a diferença.
  • Quantos e quantos não resistem ao vício de enviar SMS? Se esse é o caso, a solução será procurar um tarifário em que o envio de SMS seja grátis.
  • Fazer compras pode ser muito divertido, mas também muito dispendioso. Existe sempre a vontade de ir às lojas e estourar a mesada em roupa nova e fantástica. Mas as coisas não podem ser assim e é para isso que serve a mesada, para nos ensinar a poupar. Não se pode ter tudo o que se quer e é isso que importa aprender.
  • Muitas vezes não resistimos a emprestar dinheiro aos melhores amigos. Mas temos de saber que não podemos emprestar dinheiro a toda a hora. Se for muito de vez em quando não haverá problema.
  • Quem já tem idade para trabalhar, pode começar a fazê-lo numa loja, fazendo de babysitter ou a passear os cães dos vizinhos. Mas se ainda tiver idade para isso, os filhos podem sempre estabelecer acordos com os pais. Por exemplo, trabalhos no jardim, regar as plantas e limpezas, entre outros.
  • Um adolescente pode muito bem aprender a dividir o dinheiro. Se recebe 100€, guarda 60e e tem ainda 40€ para gastar.

Aprender a poupar

A DECO criou um site como o objetivo de ajudar os jovens a aprender a poupar e a gerir o seu dinheiro sem cometer excessos. O site Gerir e Poupar divide-se em duas áreas: uma destinada às crianças entre os seis e doze anos e que tem variadas atividades e uma segunda área destinada aos maiores de doze e que aborda o tema “dinheiro” mais amplamente. Nesta segunda área aprendem formas de ganhar dinehiro, investimento ou mesmo crédito. Todos estes são temas que permitem aos adolescentes familiarizarem-se com o poupar e com o saber gastar.

Com estes jogos e atividades todos poderão aprender, desde cedo, como poupar na adolescência. Para os mais crescidos é um tema que começa a ser levado a sério, onde se apercebem que o dinheiro não cai do céu e que temos de aprender a gerir o que temos, com a mesada, pois é necessário pensar a longo prazo.


Adicionar Comentário