Como poupar água

Hoje em dia, todos tentamos aperceber de como podemos poupar nas contas da casa de modo a reduzir as despesas ao final do mês. vamos abordar algumas dicas para poupar água, que certamente lhe serão muito úteis.

 

Seja água, luz ou gás, deveremos alterar os nossos comportamentos diários para que os consumos diminuam e, consequente, o valor das contas.

 

Poupar na água é importante não apenas para a nossa carteira, mas também como medida de poupar num recurso e bem que nos é essencial.

 

Na maior parte das nossas atividades caseiras, poderemos encontrar formas de reduzir o consumo da água. Por exemplo, na casa-de-banho.

 poupar-agua

Como poupar água na casa-de-banho

 

Poupar água com banho de chuveiro: Ao invés de tomar muitos banhos de imersão, opte por tomar banho de chuveiro com maior frequência. É que num banho de imersão gasta cerca de três vezes mais água do que se tomar um duche.

 

Poupar água com duche rápido: Não se esqueça de ser rápido e, enquanto se estiver a ensaboar, fechar a água. Por exemplo, num duche gastamos cerca de 25 litros de água se demorar cinco minutos, pelo que demorar muito mais do que isso já estará a desperdiçar e gastar água a mais.

 

Poupar água a fazer a barba ou a escovar os dentes: Enquanto escovar os dentes ou a fazer a barba, feche a torneira. Poderá chegar à poupança de 18 litros de água.

 

Poupar água com o autocolismo: Não se esqueça do autocolismo. Em cada descarga total poderá gastar até quinze litros, pelo que utilize apenas a água necessária para a descarga em questão ao não deixar que o autocolismo esvazie por completo quando não há necessidade para tal. Diminua o volume de descarga do autocolismo colocando uma garrafa de água (das pequenas e cheia) no depósito.

 

Poupar água com a lavagem de roupa e louça

 

Também pode economizar em muitos outros lados, como na lavagem de roupa. Uma máquina de lavar roupa consome cerca de 60 litros de água por lavagem, pelo que use-a apenas quando tiver roupa que encha a máquina. Para peças isoladas, lave-as à mão ou guarde até que tenha peças suficientes.

 

Na cozinha, não lave apenas uma peça de loiça. Junte várias peças e lave-as todas de uma vez. Se tiver máquina da lavar loiça, também não a deverá usar sem que esteja carregada, pois também chega a usar 60 litros de água.

 

Poupar água com o jardim

 

Também no seu jardim ou quintal poderá poupar na água da rega. Saiba quais são as plantas que necessitam de menos água, pelo que poderá evitar regá-las sem que haja necessidade para tal.

 

Se tiver essa possibilidade, use água de poços ou de ribeiras, ou mesmo água de lavar os legumes e frutos.

 

Faça a rega logo de manhã cedo ou ao final do dia, pois estará a poupar água que se perde com o calor do sol, só para não dizer que são as alturas mais indicadas para as próprias plantas.

 

poupar água evitando o desperdício

 

Outras coisas de que se deverá lembrar é de fechar bem as torneiras da sua casa para que não fiquem a pingar. Reutilize a água que puder. Mesmo depois de começar a chover, as consequências das secas irão continuar a fazer-se sentir e isso não é positivo para niguém.

 

Caso detete alguma fuga de água, contacte sem hesitar e de imediato um canalizador.

 

Estas são algumas dicas de como poupar água, certamente existem muito mais dicas para poupar água que nos pode deixar nos comentários a este artigo, pois é na partilha é que está o ganho!


Adicionar Comentário