Como poupar no aquecimento da casa

No inverno e dias mais frios é frequente termos contas de energia mais elevadas, em grande parte graças aos gastos com aquecimento.

Nos tempos que correm, em que estamos constantemente preocupados em controlar o nosso orçamento, é essencial encontrar estratégias para conseguir poupar alguma da energia gasta com o aquecimento das nossas casas.

Felizmente, existem algumas formas de conseguir controlar estes custos com o aquecimento e são também muito simples de implementar.

Confira-as já de seguida.

 

janela-isolamento

 

Análise energética

Com um simples telefonema para a sua companhia de electricidade pode diminuir drasticamente as suas contas de energia mensais. A empresa que lhe fornece electricidade está disponível para o ajudar a averiguar os seus padrões de consumo, de modo a melhorar a sua eficiência.

Com base no tipo de aparelhos elétricos , do seu uso e de fatores como o isolamento da sua casa,  o seu fornecedor de electricidade poderá ajudá-lo a alterar as suas rotinas, de modo a conseguir um consumo mais eficiente, logo menos dispendioso.

Fugas

Quer viva numa casa nova ou já antiga, janelas, portas ou até um sótão mal isolados e por onde possa escapar ar, também acabam por deixar escapar o calor. É importante que as janelas e portas estejam bem seladas, de modo a manter uma temperatura estável no interior da casa, não sendo, por isso, necessário manter o aquecimento ligado por longos períodos de tempo.

Termóstato

Sabemos que é muito tentador, no inverno e dias mais frios, colocar a temperatura do termóstato nuns aconchegantes 25º, mas esta prática apenas vai traduzir-se numa conta mensal de electricidade bastante elevada. Tente baixar a temperatura do termóstato para entre os 20 e os 22º. Ao descer apenas alguns graus a temperatura ainda será estável, mas terá excelentes resultados de poupança mensal.

Isolamento

Um bom isolamento é talvez a característica mais importante para manter na casa um ambiente aconchegante no inverno e fresco no verão. Por isso, certifique-se que a sua casa está bem isolada, especialmente na zona do telhado e sótão, uma vez que o ar quente tem tendência a subir. Caso o sótão e telhado não estejam bem isolados, acaba por perder o calor mais facilmente.

Tapetes

Os tapetes são frequentemente utilizados com um fim decorativo, mas o que talvez não saiba é que também são muito eficazes como uma camada isolante entre o chão frio e os seus pés.  São também eficazes a bloquear correntes de ar que se possam formar ao nível do chão, ajudando a manter a temperatura estável.


One Response

  1. Toninho B Silva Toninho 24 de Fevereiro de 2013

Adicionar Comentário