Como fazer amaciador de roupa caseiro

Em tempos de crise, todas as ideias para poupar são bem-vindas. Por isso, e já a pensar em quanto gastamos por ano na lavagem das nossas roupas, é sempre boa ideia estar atento às alternativas mais económicas.

Sabia que pode poupar muito dinheiro se fizer o seu próprio amaciador de roupa caseiro? Não sabia? Então confira já de seguida algumas sugestões de receitas caseiras para conseguir preparar o seu próprio amaciador de roupa em casa.

bebe-roupa-amaciador

 

Amaciador caseiro com essência

Esta receita dá para fazer um amaciador com um aroma à sua escolha de 40 litros. Apenas precisa de escolher a essência que mais goste.

O que vai precisar:

  • 1 kg de base amaciante azul ou branca
  • 40 litros de água
  • um pouco de essência à sua escolha

Como fazer:

Comece por aquecer a água. Coloque  a água ao lume e espere que a temperatura fique entre os 60 e os 70ºC.  Quando a água estiver na temperatura certa, parta a base amaciante em pedaços mais pequenos e coloque dentro do recipiente ao lume.  Deixe dissolver, mexendo sempre. Quando estiver a ferver retire do lume, mas continue a mexer até esfriar. A mistura irá ficar com a textura própria do amaciador. Depois de completamente frio, adicione um pouco de essência ao seu gosto e volte a misturar. Coloque em recipientes apropriados e está pronto a usar.

Amaciador de roupa ecológico

Este amaciador para além de ser caseiro e económico, também é amigo do ambiente.

O que vai precisar:

  • 5 litros de água
  • 4 colheres de glicerina
  • 1 sabonete (ralado)
  • 2 colheres de sopa de leite de rosas

Como fazer:

Comece por ferver o sabonete ralado em 1 litro de água. Deixe ferver até o sabonete dissolver, mexendo sempre para não agarrar. Depois do sabonete estar bem dissolvido, junto a restante água fria. Mexa bem até ficar uma mistura homogénea. De seguida, adicione as 4 colheres de  glicerina e as 2 colheres de sopa de leite de rosas e volte a mexer bem. Misture todos os ingredientes, deixe esfriar e guarde num recipiente apropriado. O seu amaciador de roupa caseiro está pronto a usar.

 

Com estas duas receitas caseiras de amaciador para roupa vai poupar muito, pois não vai precisar comprar os dispendiosos amaciadores de venda. Para além de tudo, pode dar às suas roupas o cheirinho que mais gosta, pois é você que escolhe a essência a usar. Tenha o cuidado de escolher essências que não lhe provoquem alergias e que não possuam corantes que manchem as roupas.
Se sabe mais alguma receita de amaciador caseiro partilhe-a connosco.


4 comentários

  1. Marcia Felipe 15 de Abril de 2013
  2. Patrícia Pacheco 10 de Março de 2015
  3. Sara Silva 31 de Março de 2015
  4. Pedro rui 6 de Novembro de 2015

Adicionar Comentário