8 das melhores dicas para poupar tempo na cozinha

Se ainda não teve oportunidade de pensar como vai conseguir poupar tempo na cozinha, nunca é tarde demais, pois é com pequenos truques no dia-a-dia que vai conseguir ganhar tempo extra.

Sim, é verdade que 5 ou 10 minutos podem não parecer muito, à partida, mas acredite que quando chegar a “hora de ponta”, de ter o jantar na mesa, isso vai fazer a diferença entre um relaxante jantar em família ou um mero e despachado “como correu o dia?”.

Seguem-se algumas dicas de como poupar tempo na cozinha.

Dicas de poupança

  1. Planear é a primeira coisa que tem a fazer, e para isso nada melhor que o fim-de-semana, pois é quando temos mais tempo disponível. Por exemplo, aproveite para apontar num bloco as refeições da semana que se segue, tanto para almoços como jantares. Se ainda tiver possibilidade, trate logo das “ementas” e sua confeção. Quer isto dizer que pode aproveitar, mesmo no fim-de-semana, para adiantar algumas refeições para os dias de menos disponibilidade.
  2. Para poder poupar tempo na cozinha, o ideal é simplificar, ou seja, ao invés de optar por refeições que envolvam muitos ingredientes ou longos períodos de confeção, deverá optar por refeições eventualmente mais ligeiras e que tenham menor tempo de preparação.
  3. Aproveite, ainda, no caso de querer inovar, para procurar receitas que não usem muitos tachos ou panelas, pois terá menos loiça para lavar no final.
  4. No que toca a ingredientes, seja previdente e compre no supermercado (ou mercado) tudo de uma vez. Não só vai estar a poupar tempo na cozinha na hora de cozinhar como em viagens ao supermercado. Uma outra forma de poupar tempo na cozinha é congelar legumes. Para quem não sabe, são alimentos que, congelados, duram bastante tempo.
  5. Ainda neste capítulo de alimentos, aproveite também para separar alimentos já confecionados, separando-os em doses individuais ou familiares, pois depois, bastará descongelar e aquecer para ter a refeição pronta.
  6. É aqui que entra o micro-ondas como grande amigo o famoso micro-ondas. Não se esqueça dele e tire o maior proveito deste já tão essencial eletrodoméstico, pois no caso de ter molhos congelados em pequenas porções, eles rapidamente ficarão prontos.
  7. Para não desperdiçar tempo precioso à procura dos items que vai precisar, tenha sempre tudo arrumado, pois para tudo tem de ter lugar e tudo deverá estar no seu devido lugar. O importante é ter as coisas à mão. Vá arrumando e limpando conforme vai usando. Deite o que tiver a deitar fora de imediato. Se não for você a fazê-lo, peça aos filhos ou parceiro. Já estará a poupar tempo na cozinha, é claro. Com ajuda, tudo correrá pelo melhor.
  8. Também o modo como coloca as coisas no frigorífico vai ajudar na poupança de tempo na cozinha. Lembre-se que deverá aguardar até que esteja quase vazio e depois coloque tudo o que tiver para um lado apenas. Melhor que uma esponja e uma mistura de detergente e água morna não vai ter. Depois, é só mudar tudo de lado e seguir com a tarefa.

Adicionar Comentário