Como apertar Maçanetas e Puxadores

Há três tipos básicos de maçanetas e puxadores: aparafusados ou fixos nas portas interiores e para as portas exteriores. Uns e outros devem ser apertados de maneira diferente quando começam a abanar.

Maçanetas aparafusadas

As maçanetas antigas possuem na base um parafuso de retenção que as prende à extremidade de um eixo ou travessão que atravessa a porta.Se o parafuso está frouxo, a maçaneta pode soltar-se do eixo.

Maçanetas fixas à porta

As maçanetas de fabrico mais recente têm na base uma roseta aparafusada á porta e estão encaixadas na extremidade de um eixo que atravessa a porta. Se a roseta estiver frouxa, retire os parafusos, preencha os buracos com massa e encaixe-a novamente. Se mesmo assim a maçaneta ainda não estiver firme, retire novamente os parafusos e rode levemente a roseta. Faça novos furos com uma broca e aparafuse a roseta e a maçaneta.

puxador-de-porta

Puxadores

Frequentemente, as portas exteriores são fechadas por um puxador fixo decorativo. Se este estiver frouxo, retire os parafusos, preencha os furos com massa e torne a fixá-los com parafusos suficientemente fortes para o manter firme. Se necessário, introduza novas buchas nos furos e torne a apertar os parafusos. Algumas portas possuem puxadores apenas num dos lados. Os puxadores deste tipo encaixam num eixo que atravessa a porta, fixo no lado oposto por meio de uma anilha e uma porca. Se o puxador estiver frouxo, aperte a porca.

 


Adicionar Comentário