Jardim ecológico e lindo! Como fazer um jardim vertical com garrafas pet

As diversas formas de inovar estão em alta, inclusive no ramo de paisagismo. A ecologia, junto à criatividade, procura sempre reinventar as diversas formas de criar decorações com materiais reutilizáveis.

Os jardins verticais feitos de garrafa pet são lindos, simples e diminuem a eliminação indevida de resíduos, pois dá um fim muito útil às garrafas usadas.

Esta forma de se criar um jardim vertical é uma das mais econômicas. O cultivo da planta ocorrerá na própria garrafa pet, podendo esta ser fixada em paredes ou pendurada por fios, arames e outros materiais.

As plantas que devem ser cultivadas em jardins verticais de garrafas pets são as que possuem raízes rasas. Logicamente, por serem espaços pequenos, se você cultivar plantas com raízes que precisem de um pouco mais de espaço, elas não irão conseguir se desenvolver.

Neste artigo trouxemos informações de como fazer um jardim vertical utilizando as garrafas pets. Agora falta de espaço e gastos não serão mais desculpas!

jardim vertical

O que precisa:

Você irá precisar de garrafas pets de 2 litros, tesouras lavadas, elementos de sustentação para a planta (arames, corda de varal, estruturas metálicas que podem ser acopladas às paredes e outras), terra adubada e a muda da planta.

Como fazer:

  1. A primeira coisa a se fazer é procurar um local ideal para a implantação do jardim vertical de garrafa pet. Dê preferência aos locais bem iluminados, próximos de janelas, varandas, muros e outros. Isto também irá depender muito das necessidades da planta escolhida;
  2. Pegue as garrafas e lave-as para evitar qualquer contaminação às plantas;
  3. Depois dos passos citados anteriormente, corte as garrafas, todas da mesma forma. O espaço do corte será o local por onde a planta irá se desenvolver;
  4. Marque dois furos nas garrafas nas regiões próximas  à abertura , um na parte inferior e o outro na superior. Marque de forma equivalente para quando for pendurar na parede manter a simetria;
  5. Faça um furo no fundo das garrafas, isso irá permitir a saída do excesso de água, o escoamento é muito importante;
  6. Prepare a terra com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio;
  7. Comece a cultivar.

Depois de ter a estrutura pronta, basta dispor agora de criatividade e montar o seu jardim da forma que melhor lhe apraz. Você pode colocar decorações de seu gosto nas cordas de sustentação e poderá também colocar figuras ou pintar as garrafas pets.

Para montar a estrutura, você pode amarrar as garrafas de plástico em cordas ou comprar uma tela de ferro, que é encontrada em lojas de jardinagens e custa bem pouco.

Este jardim vertical é ideal para pessoas que não possuem muito espaço onde moram, mas que têm aquela vontade de ter um jardim vertical. Este tipo de jardim, ainda mais bem decorado, deixa o espaço acolhedor e fresco. Como condicionador de temperatura, este jardim, além de trazer muitos benefícios para o dono, com certeza iria atrair olhares de admiração das pessoas.

 

 


Adicionar Comentário