Como construir e montar gavetas

Uma gaveta pode ficar à face da frente de um armário  ou ser feita com uma frente falsa – uma tábua que se sobrepõe à parte da frente do armário, escondendo o intervalo entre este e os lados da gaveta. Uma gaveta para ficar à face tem de ser feita com mais rigor, porque o intervalo fica à vista.

 montar-gavetamontar-gaveta-2

Gaveta à face

Antes de executar uma gaveta, faça cuidadosamente o respectivo plano em papel milimétrico. Utilize madeira aplainada de 2,5 cm para a frente. Os lados e as costas podem ser feitos com madeira de 2 cm e o fundo com contraplacado de 4mm. Primeiro, corte e prepare a madeira. Para fazer a frente, que ficará presa aos lados por meio de uma sambladura à meia-madeira, utilize uma tábua ligeiramente mais comprida do que a medida da frente da gaveta, de modo a permitir-lhe os acertos finais. Utilizando um serrote de costas, uma serra eléctrica ou um esgache, corte uma ranhura (um sulco em ângulo recto) em cada extremidade da frente. Utilize uma serra, uma serra eléctrica ou um esgache para fazer uma ranhura na face interna dos lados e da frente, imediatamente acima da beira inferior. A placa do fundo da gaveta entrará nestas ranhuras. Corte outra ranhura desta vez mais larga a pouco mais do meio da face externa de cada lado. Estas ranhuras vão entrar nas corrediças fixas ao armário. Por fim, abra ranhuras verticais na face interna dos lados, no local onde irá entrar a parte das costas da gaveta. Monte o conjunto começando por juntar as costas e os lados. Utilizando uma cola apropriada como a PVA, junte a frente aos lados. Introduza pequenos pregos para reforçar a junção e verifique se a gaveta está à esquadria enquanto a cola seca durante o tempo recomendado. Verifique se a gaveta continua à esquadria e depois aplique o fundo. Fixe este à parte de baixo da peça de trás com pinos. Com muito cuidado, apare a frente com uma plaina para que se adapte bem ao armário.

 

Gaveta com a frente falsa

 

Faz-se da mesma maneira da anterior, mas tem duas frentes. A primeira é colocada à face entre as peças laterais; a segunda, falsa, é fixada à primeira. A primeira é aplicada com cola e pinos. A frente falsa deve ter 1 cm a mais de cada lado do que a abertura da gaveta. Prenda-a com parafusos metidos pelo lado de dentro.


One Response

  1. CARLOS A S BARROS 3 de Maio de 2016

Adicionar Comentário