Gardénia, uma planta de interior

O arbusto chamado Gardenia jasminoides, às vezes também designado por jasmim-do-cabo, não é difícil de cultivar, mas para que dê flor requer certos cuidados. Numa estufa ou como plantas de interior, as gardénias atingem cerca de 0,5 m de altura. Gostam de bastante humidade e de luz forte, mas mantenha-as sempre protegidas do sol. Uma temperatura ambiente de 16 a 24°C é aconselhável durante a maior parte do ano. Contudo, no fim da Primavera e no Verão, quando os botões se encontram em formação, é necessária

Print Friendly, PDF & Email

O arbusto chamado Gardenia jasminoides, às vezes também designado por jasmim-do-cabo, não é difícil de cultivar, mas para que dê flor requer certos cuidados. Numa estufa ou como plantas de interior, as gardénias atingem cerca de 0,5 m de altura. Gostam de bastante humidade e de luz forte, mas mantenha-as sempre protegidas do sol. Uma temperatura ambiente de 16 a 24°C é aconselhável durante a maior parte do ano. Contudo, no fim da Primavera e no Verão, quando os botões se encontram em formação, é necessária uma temperatura constante de 17°C; uma mudança brusca provocará quase certamente a sua queda.

Regue-as durante todo o ano. No Verão, dê-lhes bastante água à temperatura ambiente para humedecer toda a mistura dentro do vaso e deixe secar o centímetro superior da mistura antes de regar de novo. De vez em quando, borrife as plantas, usando também água à temperatura ambiente; tenha o cuidado de não molhar os botões ou as flores para que não percam a cor ou se estraguem. Entre Março e Setembro, aplique um adubo ácido de duas em duas semanas. As gardénias não toleram calcário, por isso não utilize água da torneira em regiões de água calcária. No Inverno, regue menos deixe secar 4-5 cm da mistura antes de voltar a regar. Quando as raízes aparecem à superfície da terra ou através dos buracos de drenagem do vaso, reenvase a planta utilizando uma mistura não calcária de terriço de folhas e turfa em partes iguais ou uma mistura para vasos à base de terra não calcária. No Inverno, pode ajudar as gardénias a florir se as despontar.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim · Decoração de Interiores

Comentários

  • Obrigado! pelas informações,pois gosto da gardenia e devido a essa minha pesquisa estou conseguindo fazer com que minha planta vai para frente.
    Atenciosamente,

    Cláudio

    Cláudio Nascimento 9 de dezembro de 2010 9:43 Responder
  • Gostaria de saber que adubo deverei usar.Se possivel enviassem o nome.Achei esta planta linda e o seu perfume é simplesmente maravilhoso!!!!Gostaria que brotassem flores em meu jarro.Lucia Helena

    Lucia Helena Barros Lima Santos 27 de dezembro de 2010 9:52 Responder
  • Adoro as gardenias. Tudo o que mais gostaria era saber cuidar delas. Vivo num Pais Tropical, bastante quente no verao e dai a minha grande dificuldade.

    Maria Olivia 18 de janeiro de 2013 13:41 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *