Esquentadores a gás, como utilizá-los em segurança

Os esquentadores a gás podem ser alimentados por gás de cidade ou de botija. Em ambos os casos, deve todos os anos mandar verificar o seu esquentador a gás por um técnico.

Print Friendly, PDF & Email

Os esquentadores a gás podem ser alimentados por gás de cidade ou de botija. Em ambos os casos, deve todos os anos mandar verificar o seu esquentador a gás por um técnico.

 

Se possuir um esquentador na casa de banho, deverá, logo que tenha disponibilidade, retirá-lo e instalá-lo em local que possibilite a montagem de uma tiragem directa para o exterior ou para uma chaminé. Se tomar banho de imersão, abra a janela da casa de banho enquanto a água corre e em seguida apague o esquentador.

Não ponha a funcionar um esquentador sem tiragem durante mais de cinco minutos de cada vez.

Quando adquirir um esquentador, verifique se está certificado através da estampilha de garantia de qualidade. Confie sempre a instalação dos aparelhos a pessoal especializado.

Se utilizar gás de botija, inspeccione com regularidade as mangueiras para detectar eventuais fugas, esfregando nelas água de sabão. As fugas ficarão assinaladas pela formação de bolhas. Não utilize uma chama para procurar fugas. Se descobrir fugas ou a mangueira estiver gasta, substitua-a por outra de modelo aprovado e fixe-a com braçadeiras adequadas. Não tente remendá-la.

Ao proceder à montagem de ligações, aperte-as com uma chave inglesa. A pressão dos dedos não é suficiente para garantir uma vedação perfeita. Abra a válvula lentamente quando ligar o gás.

Se mudar de casa, requisite um técnico dos serviços de gás para proceder à desmontagem do esquentador. Nunca deve deixar os terminais de gás sem vedamento ou mal vedados. Se não levar consigo o esquentador, deixe as instruções para os novos moradores.

esquentador_gás

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • tenho esquentendor intelegente quando abro a torneira da agua quente na cozinha esta sai morna vou á casa de banho e abro a torneira quente do lavatorio, então acontece o incrivel na lava louça sai a escaldar, dá para perceber????????????
    agradeço alguma dica

    jorge cameira 6 de fevereiro de 2017 21:52 Responder
    • Bom dia,

      Deverá ser o caudal de água que é reduzido.

      Tente limpar o filtro da torneira para esta deitar mais água e assim conseguir acender corretamente o esquentador.

      Como Fazer 11 de fevereiro de 2017 8:56 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *