Escolha e utilização dos tipos de Cano,“Canos de plástico”

Os canos de plástico oferecem várias vantagens sobre os outros: criam menos depósitos nas paredes; não rebentam se a água gelar no interior; oferecem bom isolamento térmico , embora ainda assim devam ser revestidos para aumentá-lo.

Têm a desvantagem de não suportar temperaturas muito altas e por regra não devem ser usados a menos de 40 cm de pontos quentes como uma caldeira, a não ser que sejam tubos de plástico especiais. Pode adquirir canos de plástico flexíveis, semi-rígidos ou rígidos. No mercado existem calibres diversos.

Utilize um acessório de compressão normalizado para fazer a união.

Os canos precisam de suportes ou apoios, para o que deverá colocar braçadeiras de plástico a intervalos de 50 cm horizontalmente e a intervalos de 1 m na vertical. Os canos podem ser pintados em cores diversas com tintas adequadas.

tubo-plastico

Outras utilizações

Os canos de plástico são também utilizados nas canalizações de esgoto e nos ramais de descarga. Os calibres mínimos para os ramais de descarga privativos dos aparelhos sanitários são de 32 mm no lavatório e bidé, 38 mm na banheira e lava-loiça e 75 mm na bacia da retrete. Existem duas maneiras de unir os canos:

  • Por meio de um anel de travamento e vedação que liga, numa secção, uma parte roscada a uma porca de plástico existente na outra; a vedação é feita por uma anilha cónica, que geralmente já vem incorporada.
  • Por meio de um sistema de encaixe e ajuste — um cano é encaixado numa peça de recepção onde a vedação se faz com uma anilha de borracha («o-ring»).

Qualquer dos sistemas assegure-se sempre de que as extremidades dos canos estão cortadas à esquadria e todas as rebarbas foram desbastadas com lixa Fina. A montagem pode ser facilitada pondo um pouco de detergente líquido ou vaselina nas superfícies de união.

Ao tirar as medidas para um cano, acrescente comprimento suficiente para que as uniões se adaptem completamente — em geral, cerca de 2,5 cm. Aperte as uniões roscadas apenas à mão. Nunca utilize chave: um aperto excessivo poderá danificar as partes roscadas.

 


Adicionar Comentário