Jogo dos Dardos, um jogo para equipas ou singulares

O jogo consiste em lançar dardos a um alvo circular marcado com círculos Concêntricos e 20 sectores numerados.

Print Friendly, PDF & Email

O jogo consiste em lançar dardos a um alvo circular marcado com círculos Concêntricos e 20 sectores numerados. Pode ser jogado por dois ou três participantes individuais ou por equipas de dois ou mais elementos. Num jogo de singulares, cada um começa com 301 pontos; num jogo entre equipas, cada uma começa com 501 pontos. Os pontos obtidos por cada dardo que atinja o alvo são subtraídos à pontuação inicial. Ganha o primeiro jogador ou a primeira equipa a chegar a zero.

Atiram-se dardos isolados para se decidir quem começa o jogo, saindo o jogador cujo dardo fique mais perto da mouche (centro). Cada jogador lança três dardos na sua vez de atirar ao alvo. Habitualmente, porém, o jogador (ou equipa) só pode abrir a pontuação com uma «dupla» — um dardo que acerte no círculo mais afastado do centro do alvo, onde a pontuação é o dobro do número marcado no sector. O jogador (ou equipa) que não consiga fazer uma dupla com os seus três dardos tem de tentar de novo na vez seguinte, e assim sucessivamente até o conseguir. A pontuação tem de ser também completada com uma dupla ou uma mouche. Disputam-se normalmente três partidas por jogo.

A mouche, no centro do alvo. vale 50 pontos, e o pequeno círculo que a envolve, 25. Entre o círculo das duplas e a mouche existe um outro círculo estreito: o dardo que aí acerte obtém o triplo do número marcado no sector. O número máximo de pontos que um único dardo pode marcar é 60 (o triplo de 20).
Nos jogos de torneio, a pontuação exigida no início é sempre 501, e o alvo é montado de modo que o centro fique a 1,70 m do chão. O jogador lança os dardos atrás de uma linha traçada no chão a 2,40 m do alvo.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Lazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *