Escadas de madeira, como eliminar rangidos e outros ruídos

A madeira dilata-se e contrai-se conforme o seu teor de humidade, e numa casa bem aquecida é normal ouvirem-se rangidos e estalos, especialmente em escadas de madeira, Haverá igualmente ruídos se as fixações das escadas estiverem soltas e os pisos, ou cobertores, e os pés, ou espelhos, roçarem uns nos outros ou nas madeiras adjacentes.

Quando substituir a passadeira ou a levantar e deslocar para evitar o desgaste, suba as escadas, pisando com força cada cobertor para provocar rangidos. Procure também intervalos ou fendas nas longas faixas de madeira de cada lado, chamadas pernas, às quais estão fixados os cobertores dos degraus.

Existem dois tipos de pernas — as recortadas e as galgadas. As pernas recortadas tem a borda superior cortada em degraus e os cobertores são fixados à borda superior de cada degrau. As pernas galgadas nao têm degraus; em vez disso. Os cobertores são encaixados em ranhuras talhadas nas pernas.

Como  prender fixações soltas

Se conseguir localizar os rangidos, tente chegar aos degraus afectados pela parte de baixo.

Se as escadas tiverem pernas galgadas, poderá ver as superfícies inferiores dos cobertores e espelhos encaixados em entalhes nas pernas e seguros por cunhas de madeira coladas e introduzi-das com um martelo. Retire as cunhas soltas e, se necessário, substitua-as por novas. Aplique cola e encaixe-as de novo com o auxílio de um martelo. Verifique também os blocos que seguram os cobertores e espelhos.

Se não tiver acesso à parte inferior das escadas, abra furos no cobertor e prolongue-os verticalmente para o interior do espelho a intervalos de 25 cm. Faça os furos escareados e utilize parafusos de cabeça de embeber compridos para fixar muito bem o cobertor ao espelho. Cubra as cabeças dos parafusos com material de enchimento e alise com lixa.


One Response

  1. carlos 31 de Agosto de 2010

Adicionar Comentário