Escadas de mão, tipos de escadas e sua utilização segura

Para utilização geral em casa, existem dois tipos de escadas de mão que se prestam a quase todos os fins — os escadotes e as escadas extensíveis.

Print Friendly, PDF & Email

Para utilização geral em casa, existem dois tipos de escadas de mão que se prestam a quase todos os fins — os escadotes e as escadas extensíveis. Os escadotes são apropriados para os trabalhos de pintura e reparação dentro de casa; a plataforma do escadote, que fica em posição quando este se abre, é útil para pousar latas de tinta ou ferramentas. As escadas extensíveis servem para trabalhos a maior altura, como, por exemplo, reparações das caleiras dos telhados e pintura de janelas altas. As de mais fácil manejo são feitas de alumínio, cuja leveza e durabilidade obviam praticamente a necessidade de conservação.

Segurança na utilização de escadas e escadotes

Tome sempre todas as precauções contra quedas quando utilizar uma escada de mão a qualquer altura.

Nunca encoste uma escada a vidraças, caixilhos ou caleiras. A escada deve ultrapassar em pelo menos três degraus O ponto mais alto atingido pelos trabalhos, de modo que você tenha algo a que se agarrar. Poderão ser adquiridos no mercado esquadros de apoio, que mantém a escada afastada da parede nos trabalhos realizados nas caleiras. Amarre o topo da escada a um olhal aparafusado à guarda da cimalha.

Olhe sempre em frente ao subir uma escada, e não para baixo ou para cima. Agarre-se a ambos os lados da escada e suba um degrau de cada vez. Nunca se coloque nos degraus do topo; a posição mínima de segurança é cerca de quatro degraus abaixo do topo. Tenha sempre uma das mãos livre para se agarrar à escada enquanto trabalha.

Colocação de uma escada extensível

Para conseguir a máxima segurança e maior facilidade na subida, os pés da escada devem ficar afastados da parede uma distância igual a um quarto da altura da escada. A esta distância, em chão firme e plano, a escada deve ficar estável, mas, como precaução adicional, coloque um saco de areia ou de cimento contra os pés da escada.

Conservação de escadas

Guarde as escadas de mão num lugar seco e fechadas à chave. Proteja as escadas de madeira com um produto de protecção da madeira e uma camada de verniz transparente. Nunca pinte uma escada de madeira, pois a tinta poderia esconder defeitos perigosos. Inspeccione com regularidade  os degraus  para  se  assegurar de que não estão soltos ou podres. Não tente reparar ou substituir um degrau danificado; encarregue dessa operação um carpinteiro experimentado.

Verifique os tirantes, as corrediças e os esquadros de suporte das escadas extensíveis e, se for necessário, aperte-os.

escadas de mao

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *