Diferenças entre casas pré-fabricadas e construidas no local

Conseguir construir uma casa sem vizinhos por baixo e por cima é o principal sonho das pessoas hoje em dia…

A primeira preocupação que vai ter depois de ter adquirido o terreno, é, definir como é que deseja construir a sua casa.

Como ultrapassar as diversas fases de construção de uma casa?

 

A melhor escolha passa por adquirir uma casa pré-fabricada.

Já lá vai o o tempo em que as casas pré-fabricadas, a maior parte delas construídas em madeira, eram descritas como frágeis. Graças as novas tecnologias de construção de casas pré-fabricadas, hoje em dia não é raro vermos casas pré-fabricadas nos grandes centros urbanos.

As casas pré-fabricadas custam cerca de 30% menos do que uma casa construída no local e têm um grande tempo de vida. O que mais deixava a qualidade da casa de madeira em risco era a qualidade e a durabilidade de um imóvel que não tem a aparente resistência dos convencionais com tijolos e cimento, por exemplo. Mas hoje as madeiras utilizadas na construção das casas pré-fabricadas são muito resistentes e na maioria das vezes de primeiríssima qualidade.

As casas construídas com painéis modulares são uma mais valia no tempo de construção quando comparadas com a construção convencional. Em locais mais distantes ou de difícil acesso, a casa pré-fabricada também diminui a demora causada pelo transporte dos materiais. Outra vantagem das casas pré-fabricadas é a sua manutenção. Basta pintar a casa do lado de fora de dois em dois anos e passae verniz no interior a cada meia dúzia de anos. Mas, para quem mesmo assim preferir uma casa de alvenaria ou tijolos, já é possível também adquirir uma casa pré-fabricada nestes materiais.

As casas pré-fabricadas modernas podem ser constituídas por módulos de vários tipos de materiais. Todas de altíssima qualidade. Quando se fala em “pré-fabricada” quer dizer que durante o processo de contrução de uma casa existem módulos de construção que foram previamente fabricados em fabrica.

Uma casa pré-fabricada de 150 metros quadrados feita em alvenaria demora cerca de 90 dias a construir, enquanto, a mesma casa construída sem recurso a pré-fabricação, demoraria entre 180 e 250 dias. Uma vez que o tempo na construção é inferior, o gasto com os trabalhadores é menor. No que diz respeito aos materiais de construção, poupa-se na economia de escala porque a empresa responsável pela obra compra em maiores quantidades negociando melhores preços junto dos fornecedores. Os painéis pré-fabricados necessitam de moldes caros para a sua fabricação, mas como são re-utilizáveis contribuem para diminuir a factura da obra.

Não tenha medo, os itens anteriores são irrelevantes quando vai adjudicar uma nova casa pré-fabricada. Importa apenas saber a quem contracta o serviço de contrução de uma casa pré-fabricada que vai pagar menos do que se tivesse optado pela construção tradicional. O valor final a pagar por uma casa pré-fabricada é determinado no seu inicio, porque não está sujeito as flutuações de mercado. Além disto tudo, se pagar a prestações, pode planear de forma rigorosa, todas as parcelas do pagamento, antes de iniciar a obra. A participação do dono do imóvel dá-se no início do processo. As empresas apresentam projectos prontos, mas o cliente pode personalizar a propriedade de acordo com as suas necessidades e gostos. O futuro proprietário também pode escolher o tipo de telha, piso, forro e pintura, entre outros itens. A opção também deve ser feita entre alvenaria e madeira – a diferença, está no prazo de entrega, que é mais curto para os imóveis em madeira.

É possível configurar as casas pré-fabricadas de modo a elas se tornarem uma peça única, no entanto, existem restrições causadas pelo método construtivo. O tamanho das portas , janelas e altura das paredes são normalmente items que não podem ser alterados, pois fazem parte do padrão standard da industria das casas pré-fabricadas.

As casas pré-fabricadas construídas em alvenaria têm um tamanho mínimo de 51 metros quadrados, enquanto que, as casas pré-fabricadas de madeira não podem ter menos de 40 metros quadrados. “Não existe limitações máximas quanto ao tamanho das casas pré-fabricadas, até as que são feitas em madeira podem ter mais do que um andar”.

Desde de que se cumpram todas as normas de construção, referentes a cada tipo de material, podemos afirmar que as casas pré-fabricadas de alvenaria e madeira têm o mesmo tipo de resistência.


3 comentários

  1. Paulo Gomes 19 de Setembro de 2010
  2. Casas Pré Fabricadas 5 de Outubro de 2010
  3. JANDERVAN 4 de Fevereiro de 2014

Adicionar Comentário