Dicas e técnicas para aplainar

A madeira por aplainar é conhecida por “madeira de serração” e vem em tamanhos de 50 x 25 mm ou de 100 x 50 mm, por exemplo.

Apesar da pronta disponibilidade da madeira preparada (aplainada), o entusiasta da bricolagem deve aprender a usar, pelo menos, uma plaina manual para atingir este objectivo – para esculpir encaixes e faces para encaixe e para a limpeza geral das superfícies de madeira.

COMO UTILIZAR PLAINAS

Ao utilizar plainas manuais para remover a madeira, um principiante obterá uma melhor compreensão das características da madeira a ser trabalhada. A variedade mais usada é uma pequena plaina de desbaste ou uma plaina de acabamento.
Os exemplos de boa qualidade são suficientemente pesados para evitar o “arranhar” que ocorre quando a plaina escapa da superfície da madeira sem cortar adequadamente.

TÉCNICAS MANUAIS DE APLAINAR

O peso corporal tem um papel importante na técnica de aplainar. Coloque o seu corpo com as ancas e os ombros alinhados com a plaina e os pés confortavelmente afastados um do outro.
No princípio do trabalho, exerça pressão na pega da frente da plaina, passando para uma pressão menor no meio do trabalho e terminando por aplicar a maior parte da pressão na parte de trás da plaina no final da tábua.

COMEÇAR A APLAINAR

1 Uma posição do corpo correcta ajuda a obter o resultado desejado.
2 Mantenha a pressão na parte de trás da plaina no final de cada passagem.

SUGESTÕES PRÁTICAS

  • As plainas mais baratas servem frequentemente para diminuir o entusiasmo devido ao mau desempenho. Compre sempre a melhor que puder e mantenha-a bem afiada.
  • Verifique se o gume está afiado e ajustado cada vez que a plaina for usada – e certifique-se de que a madeira a ser aplainada está bem segura.
  • Para manter a plaina centrada, coloque
    os dedos por baixo do rebordo da base da plaina.
  • Se tiver extremidades idênticas para aplainar, junte-as e trabalhe as duas ao mesmo tempo.

APLAINAR PRANCHAS E CORTES TRANSVERSAIS DE MADEIRA

Uma plaina de ferro inteiriço é frequentemente utilizada para aplainar madeira cortada transversalmente porque a sua lâmina é colocada a um ângulo baixo que corta as fibras da madeira. Para evitar rachar as extremidades da madeira, trabalhe-a a partir de cada lado em direcção ao centro.

Uma técnica útil para aplainar tábuas largas é a de trabalhar na diagonal ou em ângulos rectos, no sentido dos veios da madeira. Este método removerá o material eficazmente. Para o acabamento, será necessário fazer cortes para obter uma superfície mais lisa.


Adicionar Comentário