Embora o termo “lixar” seja geralmente utilizado para projectos de bricolagem, o nome não é o mais apropriado. A verdadeira descrição seria “desgastar”, porque o que chamamos “papel de areia” é, na realidade, “papel de vidro”. Além disso, também utilizamos papel granada e lixas de silício e carboneto e de óxido de alumínio, os quais também moldam a madeira de forma muito eficiente.
DIVERSOS TIPOS DE GRÃO
Uma coisa que todas as lixas têm em comum é a classificação por granulometria, sendo a regra de ouro trabalhar progressivamente, diminuindo a densidade do grão, da mais grossa à mais fina, quando se está a lixar uma peça. Por exemplo, uma granulação de 400 é mais fina do que uma de 200 e deve ser empregue mais tarde no processo de acabamento. As lixas podem ser manuais ou eléctricas, fixas ou funcionando à mão. As lixadeiras também são adequadas para moldar peças, usando lixas grossas para retirar rapidamente do material.
TIPOS DE LIXADEIRAS
Uma ferramenta normalmente usada para moldar e lixar é a lixadeira de rolos. Esta possui normalmente uma faixa larga de 75 mm, que corre continuamente em volta de dois rolos, e um acessório para recolher o pó em forma de saco.
A maioria das pessoas que se dedica à bricolage possui uma lixadeira vibratória, que é útil para fazer trabalhos mais leves, como acabamentos. Estas lixadeiras são concebidas para aceitar metade ou um terço de folhas abrasivas de tamanho padrão e usam frequentemente lixas especiais.
As lixadeiras excêntricas são semelhantes, mas possuem frequentemente folhas abrasivas auto-adesivas que são fáceis de instalar. Podem ser suficientemente pequenas para serem usadas com uma mão em locais de difícil acesso, mas continuam a dar um bom acabamento à maioria dos trabalhos.
SUGESTÕES PRÁTICAS
- A maior parte das bandas circulares e discos de lixadeira podem ser limpos ao colocar uma peça de plástico, como uma mangueira de jardim, na banda com o motor ligado.
- Faça sempre o acabamento à mão, trabalhando no sentido dos veios da madeira.
Uma recém-chegada ao arsenal das lixadeiras é a lima eléctrica. Esta ferramenta consegue remover rapidamente material e deve ser vista como ferramenta de moldar ou de esculpir em vez de servir apenas para lixar.
As lixadeiras vibratórias são muito úteis para a remoção rápida de desperdícios antes do acabamento manual. Vale a pena ter em consideração uma lixadeira de rolos se tiver trabalhos mais pesados, embora esta não produza um acabamento aceitável por si só.
Para utilização geral, uma lixadeira multifunções é de longe a ferramenta eléctrica mais versátil para comprar.
LIXAR MANUALMENTE
Este método é utilizado para trabalhos mais pormenorizados. Trabalhe sempre no sentido dos veios da madeira. Use um pedaço de cortiça ou de borracha nas superfícies planas para obter a correcta flexibilidade de que precisa. Limpe o pó à medida que vai trabalhando para evitar que obstrua a lixa, especialmente em madeira resinosa ou oleosa. Para o acabamento de uma extremidade arredondada, envolva um pedaço de lixa à volta de um pedaço de madeira moldado para o perfil correcto do trabalho.
LIXADEIRAS FIXAS
As lixadeiras mistas são muito baratas e constituem um bom investimento. Consistem numa lixadeira de rolos e de disco combinadas e são valiosas na oficina caseira. As lixadeiras fixas são quase exclusivamente ferramentas para moldar e para guarnecer, em vez de lixar, uma vez que a peça em que se trabalha é que vai até à máquina. Muitas possuem guias com chanfro a 45° para corte de múltiplos ângulos, podendo as mesas de trabalho ser ajustadas exactamente a 90°. Podem ser muito perigosas, excepto se manejadas com muito cuidado.
FAZER UM BLOCO PARA LIXAR
1 Dobre a folha de lixa com o tamanho que desejar e rasgue-a ao longo de uma extremidade.
2 Envolva-a num bloco de cortiça ou outro material semelhante antes de começar a lixar.